CIDADESDESTAQUE

Flexibilização da faixa seletiva da Av. Brasil começa nesta terça-feira (23/04)

Começa nesta terça-feira (23) a flexibilização da faixa seletiva da Avenida Brasil.

Carros de passeio vão poder usar a faixa exclusiva das 10h às 16h e das 20h às 5h dos dias úteis. Aos fins de semana e feriados, o tráfego pela faixa seletiva também será liberado aos carros e motos durante o dia todo.

Os motoristas devem ficar atentos ao limite de velocidade da faixa seletiva, que permanecerá de 60 km/h com redução para 40 km/h nos locais próximos às estações. Caminhões não poderão acessar a seletiva em qualquer horário, e devem seguir utilizando exclusivamente as duas faixas da direita na pista central da Avenida Brasil.

A faixa seletiva tem 14,4 quilômetros de extensão, entre o Trevo das Margaridas (Rodovia Presidente Dutra) e o Caju (Viaduto da Treliça). A calha à esquerda na pista central da Avenida Brasil segue exclusiva para os articulados do BRT em todos os horários.

O Centro de Operações Rio divulgou um estudo que mostra que a possibilidade do número de acidentes provocados por caminhões na Avenida Brasil é seis vezes maior do que as ocorrências cometidas pelos carros. Apesar de a porcentagem de caminhões (6%) na via ser nove vezes menor do que a de carros (54%), os caminhões são o segundo tipo de veículo que mais provocam acidentes (27%).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo