DESTAQUEECONOMIA & NEGÓCIOS

Petrobras abre licitação para retomar construção do Comperj em Itaboraí

A Petrobras lançou processo de licitação para construir uma planta de lubrificantes e concluir a refinaria prevista no projeto original do polêmico Comperj, hoje rebatizada de GasLub, localizada em Itaboraí, na região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Após a revelação dos casos de corrupção com a operação Lava-Jato, as obras no complexo foram interrompidas em 2015. Entre 2017 e 2018, a estatal decidiu abandonar a construção de unidades de refino e de lubrificantes e optou por construir apenas uma unidade de processamento de gás e finalizar a Rota 3, rede de gasoduto para receber o gás do pré-sal.

Agora, de acordo com a estatal, o objetivo é contratar empresas para realizar as obras de construção e de conclusão de unidades operacionais do hoje GasLub A expectativa é gerar 10 mil empregos diretos e indiretos durante as obras, que devem começar já no segundo semestre deste ano.

Após concluída, a refinaria vai produzir 75 mil barris por dia (bpd) de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação do tipo 1, ambos com baixo teor de enxofre. Haverá ainda a produção de 12 mil bpd de óleos lubrificantes em uma outra planta.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo