CIDADES

Feriadão altera funcionamento de diversos serviços na capital

Feriadão de chegando e com as comemorações da Semana Santa, alguns serviços na cidade do Rio de Janeiro irão sofrer alterações. Pensando nisso, listamos como ficam o transporte, o comércio e os bancos no estado nesta Sexta-feira da Paixão (29), Sábado de Aleluia (30) e no Domingo de Páscoa (31).

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) as agências bancárias do Estado do Rio não funcionarão no feriado de Sexta-feira da Paixão.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Contas de consumo – como água, energia e telefone – e carnês vencidos na sexta feira (29) poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte (1).

Os canais digitais e caixas eletrônicos ficarão para efetuar transações financeiras do sistema bancário.

Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) informa que os hospitais e as unidades de pronto atendimento (UPAs) funcionam normalmente durante o feriado da Sexta-Feira Santa. O atendimento ambulatorial nas unidades seguirá os agendamentos já definidos para cada paciente.

O serviço Samu 192 da Capital está preparado para continuar a atender às demandas da população durante 24 horas por dia.

Quem quiser realizar um ato de solidariedade e salvar muitas vidas, será muito bem-vindo ao Hemorio segue aberto para receber os doadores de sangue. Basta se dirigir, das 7h às 18h, à Rua Frei Caneca 8, no Centro do Rio.

O funcionamento da RioFarmes será interrompido, retornando normalmente na segunda-feira (1). Os pacientes atendidos pela unidade tiveram horários definidos com antecedência para a retirada de medicamentos.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que as unidades 24 horas da rede municipal, UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III funcionam ininterruptamente durante o feriado prolongado da Semana Santa, entre os dias 28 e 31 de março.

Os centros municipais de saúde, clínicas da família e policlínicas e os pontos extras de vacinação funcionarão no ponto facultativo da quinta feira (28), das 8h às 12h. No feriado da Sexta-feira da Paixão as unidades não abrirão.

Super Centro Carioca de Saúde vai funcionar em horário normal no ponto facultativo da Quinta-feira Santa, das 7h às 22h, e não abrirá no feriado da Sexta-feira da Paixão. Já o Super Centro Carioca de Vacinação funcionará em horário normal na quinta e na sexta-feira, das 8h às 22h.

No sábado, as unidades de Atenção Primária, o Super Centro Carioca de Saúde e o Super Centro Carioca de Vacinação funcionarão nos seus respectivos horários.

Transportes

Trens

Na sexta, a Supervia informou que a circulação dos trens seguirá de acordo com a grade horária de domingos e feriados. Nos finais de semana e feriados os trens operam em horários fixos e os clientes podem se programar planejando a viagem.

A concessionária orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje Sua Viagem” no aplicativo e site da Supervia ou, em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.

Metrô

O Metrô Rio informa que, nesta sexta, a operação dos trens e metrô na superfície irão funcionar em esquema de feriado, das 7h às 23h. No sábado, o funcionamento é das 5h à meia-noite; e no domingo de Páscoa, das 7h às 23h.

As transferências entre as linhas 1 e 2 acontecerão no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro durante todo o feriado.

Barcas

A CCR Barcas vai operar com a grade de domingos e feriados na Sexta-feira Santa, na linha Araribóia. As travessias acontecem de hora em hora. De Niterói para o Rio, as partidas acontecem entre 5h30 e 23h30. No sentido oposto, entre 6h e 23h.

Não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá.

A linha Paquetá vai operar com a grade de dias úteis. Os horários de funcionamento estão disponíveis no site da concessionária.

Redes municipal e estadual de ensino

Governo do Estado e a Prefeitura do Rio decretaram ponto facultativo nesta quinta-feira (28). Os expedientes nos órgãos públicos estão suspensos, com exceção aos serviços essenciais.

VLT

As linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca terão funcionamento normal entre o feriado de Sexta-Feira da Paixão (29) e o domingo de Páscoa (31). Com operação das 6h à meia-noite, os intervalos vão variar para cerca de 12 minutos no período. O Terminal Intermodal Gentileza também terá funcionamento regular.

BRT

A MOBI-Rio informa que o planejamento da operação do feriado de Sexta-feira Santa (29) será igual ao dos sábados no sistema.

As linhas que circularão sexta:

Transoeste:

Linha 10 (Santa Cruz x Alvorada – expresso)
Linha 11 (Santa Cruz x Alvorada – parador)
Linha 12 (Pingo D´Água x Alvorada – expresso)
Linha 13 (Mato Alto x Alvorada – expresso)
Linha 17 (Santa Cruz x Alvorada – parador)
Linha 20 (Santa Cruz x Salvador Allende – expresso)
Linha 22 (Jardim Oceânico x Alvorada – parador)
Linha 25 (Mato Alto x Alvorada – parador)

Transcarioca:

Linha 35 (Paulo da Portela x Alvorada – parador)
Linha 38 (Galeão x Alvorada – parador)
Linha 40 (Paulo da Portela x Alvorada – expresso)
Linha 42 (Manaceia x Galeão – parador)
Linha 46 (Penha x Alvorada – expresso)

Transolímpica:

Linha 50 (Centro Olímpico x Jardim Oceânico – parador)
Linha 51 (Deodoro x Recreio – parador)
Linha 52 (Deodoro x Alvorada – parador)
Linha 53 (Sulacap x Alvorada – expresso)

Transbrasil:

Linha 80 (Penha x Terminal Gentileza – parador)
Linha 90 (Fundão x Terminal Gentileza – parador)
Serviço especial Terminal Gentileza x Galeão – direto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo