TODOS CATÓLICOS

Dom Orani Tempesta intervém na PUC-RJ

O Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, nomeou, nesta quarta-feira (12), um conselho composto por cinco integrantes para auxiliar o Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), padre Anderson Pedroso, a avançar na “prática sinodal em sua gestão” da universidade, considerada uma das melhores do Brasil. A iniciativa decorre de mudanças pelas quais a PUC-RJ tem passado e que têm gerado sinais de instabilidade na unidade de ensino superior, segundo justificou Dom Orani em documento oficial da arquidiocese.

Com duração inicial de um ano, o conselho conta com as presenças do presidente e quatro diretores das Faculdades Católicas – mantenedora da universidade: padre Luís Correa Lima; Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro; padre Ricardo Torri de Araújo; padre Waldecir Gonzaga e Carlos Alberto Serpa de Oliveira, membro da Comissão de Patrimônio e do Conselho Econômico da Arquidiocese do Rio, e dono da Cesgranrio.

No documento, o Cardeal do Rio afirmou que a criação do conselho teve o apoio do padre Mieczyslaw Smyda, Provincial dos Jesuítas no Brasil, que atendeu à sua solicitação de criar uma comissão para “realizar uma oitiva na universidade”. O provincial é o chefe da congregação. Ainda no documento, Dom Orani solicitou aos conselheiros que atuem junto a Anderson Pedroso, durante as reuniões mensais, que devem ser registradas em ata e enviadas ao Cardeal e ao Provincial dos Jesuítas.

A atuação do grupo, segundo Dom Orani, visa contribuir “no discernimento das decisões a serem tomadas por quem de competência, dentro da governança própria da Universidade e de seu modus operandi, de acordo com o Estatuto vigente, nos âmbitos pedagógico, administrativo-financeiro e de gestão”, destacou o religioso, acrescentando que os conselheiros devem ainda auxiliar o Reitor da PUC-RJ a avançar “na prática sinodal em sua gestão, garantindo ampla escuta e envolvimento da comunidade acadêmica”. Por fim, o Cardeal disse confiar na sabedoria do Reitor em acolher as contribuições dos novos conselheiros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo