DESTAQUENITERÓI

Niterói vai reestabelecer ligação entre mar e a lagoa em Itaipu  

As obras de desobstrução do canal de ligação entre a Lagoa de Itaipu e as praias de Itaipu e Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, vão começar nos próximos dias. A Prefeitura publicou nesta quarta-feira, 27, no Diário Oficial do Município, a homologação do resultado da licitação que escolheu o consórcio Lagoa de Itapu, formado pelas empresas Engetécnica Serviços e Construções Ltda, a Ster Engenharia Ltda e a Marisma Engenharia e Construções Ltda.

Elas farão o serviço de recuperação estrutural das guias correntes e de desobstrução do canal, pelo valor de R$ 44.761.996,07, com uma redução em relação ao valor estimado de 1.5000% (45.443.650,84), segundo o D.O. A intervenção está sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa).

O objetivo da intervenção é transformar o trecho do canal e seu entorno próximo, localizado no interior da Lagoa de Itaipu, em uma área navegável para embarcações de pequeno porte. Isso permitirá um uso mais eficiente da área pela população.

Entre as técnicas implementadas, destaca-se a construção de dois canais de conexão entre a Lagoa de Itaipu e o mar. Isso resultará na criação de uma área entre os dois canais, que poderá ser aproveitada pela população como espaço de lazer.

Com um investimento de R$ 44 milhões, a previsão para a conclusão dos trabalhos é de 15 meses, contados a partir da ordem de início, que será publicada em data ainda a ser definida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo