NITEROIMAIS

Revista Eletrônica de Niterói

Visite Monte Verde em meio à Serra da Mantiqueira

Visitar Monte Verde no outono é uma experiência memorável. Em meio à Serra da Mantiqueira, o distrito mineiro recebe os turistas às vésperas da alta temporada com dias mais frescos + noites estreladas, e com experiências sazonais como a sapecada de pinhão.

A seguir, confira alguns dos motivos para visitar Monte Verde durante a temporada que antecede o inverno.

1 = Céu mais estrelado e clima ameno

Distante da poluição visual dos grandes centros, Monte Verde permite uma visão límpida das estrelas ao anoitecer. Esse fenômeno é ainda mais perceptível durante o outono, quando as noites se tornam um espetáculo gratuito para os turistas e moradores.

Nevoeiros, geadas e amanhecer mais frio também são destaques da estação, porém menos marcantes que no inverno. Também são comuns as mudanças de tempo repentinas – as temperaturas variam entre máximas de 19,9°C e mínimas de 7,4°C, com média de chuvas de 73,6mm.

É a estação do ano mais acolhedora, mais gostosa para qualquer pessoa, mesmo para quem não gosta muito de frio, mas quer curtir um friozinho. Viver as noites do outono aqui é encantador. É uma coisa que só vivenciando para conseguir descrever.

Rebecca Wagner – Presidente da Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (MOVE)

2 = Sapecada de pinhão

Uma dos destaques das paisagens do Sul de Minas, as araucárias são também responsáveis por uma das principais experiências do Outono de Monte Verde = a sapecada de pinhão. O ingrediente, que pode ser encontrado nos restaurantes dos destino em receitas como pães, hambúrgueres, risoto e pinhão em conserva, tem como sua forma mais tradicional de consumo a sapecada.

Considerada a forma mais natural, a receita não utiliza nenhum tipo de tempero, e tem como segredo o modo de preparo – que é praticamente um ritual. As garras das araucárias e o pinhão são recolhidos embaixo das árvores, de modo a formar uma pilha em local apropriado para uma fogueira.

As sementes colhidas são colocadas no topo da pilha, que é acendida a partir da base. O fogo dura cerca de 2 minutos; tempo suficiente para a torra do pinhão. O programa pode ser feito em família, entre amigos ou em casal.

Fogueira
(Foto: Tom Araújo/Divulgação)

3 = Pôr do sol

Aproveitar o clima fresco para acompanhar o pôr do sol em atividades ao ar livre é um dos atrativos do outono de Monte Verde. A lista de atividades inclui trilhas da Serra da Mantiqueira + tours pelos principais pontos turísticos + passeios de quadriciclo e UTV + esportes radicais.

4 = Destino romântico

O outono é considerado a estação mais romântica, e é marcado pelo mês da noiva, em maio, e pelo dia dos namorados, em 12 de junho. O pôr do sol + as árvores que trocam de cor e de folhas + as noites estreladas + o clima pedem um vinho com fondue ao pé da lareira, e fazem da vila um local ideal para casais.

Ruas de Monte Verde no Outono
(Foto: @anthonyckn/Divulgação)

5 = Páscoa em Bauer

Em 2021, apesar do fechamento do comércio na Páscoa, artistas locais se reuniram e fizeram decorações em Bauer por todo o distrito. A técnica de desenho alemã é um patrimônio cultural da cidade, e acompanha a decoração temática da cidade durante todo o mês de abril.

Me mudei para Monte Verde em 2004 e não resisti, acabei influenciada pelas artesãs daqui, bem como pelo clima europeu, a arquitetura e a cultura da cidade.

Mônica Carla Milev -Proprietária da loja Chocolate Montanhês, que coloriu os vasos das paredes e nas árvores em frente ao estabelecimento

6 = Tarifas mais em conta

A 2 meses da alta temporada, Monte Verde também oferece tarifas mais em conta durante o outono. O clima das montanhas pode ser vivenciado com preços que chegam a ser 30% mais baixos do que no inverno.

Saiba mais = monteverde.org.br

%d blogueiros gostam disto: