CARNAVAL NITERÓI 2023

Viradouro revela sinopse de enredo para o Carnaval 2023

Agremiação de Niterói vai homenagear a Rosa Maria Egipcíaca em seu próximo desfile na Sapucaí

A Unidos do Viradouro apresentou a sinopse de seu novo enredo aos compositores, em evento realizado na quadra da agremiação, em Niterói, nesta quinta-feira. Em 2023, a escola de samba pretende homenagear Rosa Maria Egipcíaca, conhecida como a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil. Qualquer compositor pode concorrer na escolha do samba-enredo que a escola levará para a Sapucaí no ano que vem, mesmo que não tenha vínculo com a Vermelho e Branco de Niterói.

Seguindo o enredo do carnavalesco Tarcísio Zanon, a Viradouro produziu um vídeo estrelado por Erika Januza, a rainha de bateria da agremiação. No registro, a atriz surge em clima misterioso ao recitar a sinopse do espetáculo que contará a história da escrava, prostituta e feiticeira que viveu no Rio de Janeiro e em Minas Gerais no século 18.

“Presságio… Diante do espelho ondulante das águas, a menina courana sentiu a vida passar diante de si. Uma gota se transformou em oceano, fazendo o real transbordar em vertigem. Em transe, percebeu-se tragada por um assombroso redemoinho em meio a um dilúvio brutal. Então defrontou-se com o reflexo de uma mulher misteriosa, de manto reluzente e coroa luminosa, como que a protegendo da própria sina.
E, de súbito, viu-se emergir em uma arca resplandecente sobre a qual flutuaria plácida a cortar a fúria das ondas”, diz o início do texto escrito pelo pesquisador e jornalista João Gustavo Melo.
A Unidos do Viradouro conta com dois títulos de campeã, dos anos de 1997 e 2020. Em 2019, foi vice-campeã do Carnaval carioca e em 2021, ocupou o terceiro lugar.

<div

>

Publicações do autor

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: