BORA VIAJAR CADERNO N

Trem turístico será inaugurado entre São Paulo e Minas Gerais

A ferrovia histórica Minas-Rio, que foi inaugurada por Dom Pedro II em 1884, está sendo restaurada para receber um trem turístico. A rota terá 34,5 quilômetros de extensão e ligará as cidades de Cruzeiro, em São Paulo, e Passa Quatro, em Minas Gerais. A previsão é que a obra completa seja concluída até 2024. Porém, em dezembro de 2022, será inaugurada uma primeira parte do trajeto, que terá 6 quilômetros de extensão e ligará a Estação de Cruzeiro, que fica no centro da cidade de mesmo nome, e a Estação Rufino de Almeida, na zona rural.
A responsável pelo projeto é a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que afirma que 4,5 quilômetros da ferrovia já foram restaurados. O trabalho consiste em desenterrar e recuperar os trilhos de madeira, que foram abandonados há cerca de três décadas e estão apodrecidos. A ferrovia histórica é chamada de Minas-Rio porque, inicialmente, iria de Passa Quatro, em Minas Gerais, a uma estação no estado do Rio de Janeiro.
Os planos mudaram e a cidade escolhida como ponto final acabou sendo Cruzeiro, no interior de São Paulo. Quando as restaurações estiverem concluídas, o passeio se chamará Trem Turístico da Revolução de 1932. Isso porque a ferrovia também foi palco para episódios marcantes da revolta dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas e sua recusa em elaborar uma nova Constituição. O trajeto passará, por exemplo, pelo Túnel da Mantiqueira, onde houve lutas entre as tropas rebeldes paulistas e as forças federais.
O objetivo dos rebeldes paulistas era pegar os trens que levavam até a cidade de Três Corações, em Minas Gerais, onde ficava um importante quartel-general. Porém, as forças federais acabaram vencendo e retomaram o controle das cidades do Vale do Paraíba, levando os paulistas a se renderem e assinarem um armistício em Cruzeiro. Cerca de cem soldados morreram nesse embate e o Túnel da Mantiqueira ainda guarda marcas de tiros da batalha que completou 90 anos no dia 9 de julho de 2022. O livro Revolução de 1932, de Ricardo Della Rosa, conta mais detalhes sobre esse momento histórico.
Não se confunda
Passa Quatro, em Minas

Publicações do autor

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: