Stellantis vai investir R$ 2,5 bilhões no Estado do Rio

A Stellantis, dona das marcas Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot, anunciou nesta sexta-feira (22) o investimento de R$ 2,5 bilhões para fabricar três novos modelos de veículos na fábrica de Porto Real, no Estado do Rio.
Em evento na sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, disse que a fábrica irá priorizar fornecedores nacionais.
“Queremos o Estado do Rio no coração das nossas atividades industriais”, afirmou Filosa.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse que o investimento anunciado pela companhia deve estimular que outras empresas sigam o mesmo caminho. “Estamos muito gratos. Isso é fruto do que possibilitamos ao empreendedor. Quando um ator importante faz um investimento vultuoso desse, a tendência é que outros sigam e gere um aumento da produção.”
Segundo Castro, a decisão da Stellantis foi viabilizada pelo trabalho de sua gestão de melhorar o ambiente de negócios no Estado. “Estamos revisando a cadeia de fornecedores, que vai ser fundamental para atrair investimentos. A tributação da cadeia é muito pesada. Os fornecedores não podem perder competitividade. Trabalhamos para aumentar a atratividade de investimentos como o da Stellantis.”
No encontro, a Stellantis também apresentou o novo Citroën C3 AirCross, modelo que será produzido em breve na unidade fabril de Porto Real.
A fábrica é uma das cinco unidades produtivas da Stellantis instaladas na América do Sul. O montante é destinado ao desenvolvimento de novos produtos, pesquisa e desenvolvimento, e modernização das instalações, sistemas e equipamentos da unidade industrial.
Outro modelo está em desenvolvimento na unidade no Rio e começará a ser produzido nos próximos anos. “É uma planta estratégica para o desenvolvimento do grupo na América do Sul”, afirmou Filosa.