Brasil

Saúde restabelece sistema e-SUS Notifica, após 11 dias

Aplicativo Conecte Sus.

Onze dias depois do ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde, a pasta confirmou nesta terça-feira (21/12) o restabelecimento do e-SUS Notifica. A plataforma é utilizada para registro de casos e óbitos.

O aplicativo ConecteSUS, por onde é possível emitir o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19, ainda não voltou ao ar. Ele também permite a visualização do histórico clínico dos pacientes, como exames e vacinas.

Nessa segunda (20/12), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que não quer “cravar uma data” de restabelecimento da plataforma. No entanto, o titular da Saúde disse que membros da área técnica estimam que o problema seja solucionado até esta quarta-feira (22/12).

O Ministério da Saúde confirmou os sistemas afetados pelo ataque e o andamento da retomada de cada serviço. Veja nota:

“O Ministério da Saúde informa que o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), o sistema de registro E-SUS Notifica e o Sistema de Regulação (Sisreg) foram restabelecidos.

A Pasta ressalta que está trabalhando para retornar os sistemas Conecte SUS, e- SUS Notifica, SI-PNI, Localiza SUS e OpenDatasus com a maior brevidade possível.”

“O Ministério da Saúde informa que o sistema de registro e-SUS Notifica foi restabelecido. Pasta reitera que atua com agilidade para a o restabelecimento de todas as plataformas impactadas o mais breve possível.”, afirma o ministério, em outro comunicado.

Diferentes estados tiveram problemas em apresentar dados da pandemia ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), após a invasão. Isso sinaliza que a média aumentará nos próximos dias, quando as informações forem atualizadas sem represamento.

O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) também enfrenta instabilidades. O site é utilizado para registros de vacinação.

%d blogueiros gostam disto: