Carnaval QUAL É A BOA

São Paulo e Rio adiam desfiles de Carnaval para o feriado de Tiradentes

Os desfiles das escolas de samba do grupo especial da capital paulista estavam marcados, até então, para 25 e 26 de fevereiro. Já no Rio, seriam realizados em 27 e 28 do mesmo mês.

Os prefeitos de São Paulo e Rio de Janeiro decidiram adiar os desfiles das escolas de samba para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril. A decisão foi tomada após reunião virtual conjunta nesta sexta-feira (21).

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, que aconteceriam no período de carnaval, entre 25 e 28 de fevereiro, no Sambódromo da cidade do Rio de Janeiro, localizado na Avenida Marquês de Sapucaí, foram transferidos para o mês de abril, na semana do feriado de Tiradentes. O mesmo aconteceu com os desfiles da cidade de São Paulo, no Anhembi. Também foram adiados, na cidade do Rio, os desfiles dos grupos de acesso que ocorrem na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (21), após reunião virtual entre os prefeitos Eduardo Paes (PSD-RJ), do Rio de Janeiro; e Ricardo Nunes (MDB), de São Paulo, com participação de seus secretários de saúde: Daniel Soranz, representando os cariocas, e Edson Aparecido os paulistanos. Também fizeram parte da reunião os presidentes das Ligas das Escolas de Samba das duas cidades.

“A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional”, anunciaram Paes e Nunes em nota à imprensa.

As secretarias de saúde ainda vão definir, com base na situação epidemiológica do período próximo à nova data do Carnaval, se será necessário protocolo ou não.

“Jamais ficaríamos felizes em colocar as pessoas em risco”, disse Sidnei Carrioulo, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, acrescentando que a medida foi “acertada”.

Em nota, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) do Rio de Janeiro disse que esse cenário já era previsto e que a decisão tomada foi “prudente”. Também informaram que todos os ingressos já adquiridos para os desfiles serão válidos para a nova data.

A ordem dos desfiles e horários serão os mesmos na capital fluminense.

A Liga das Escolas de São Paulo afirmou, também em nota, que apoia a decisão das prefeituras.

Em entrevista, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), disse que detalhes como o Carnaval de Rua ainda serão acertados.

Paes reconheceu a importância da festa para a economia das cidades e disse que o prejuízo poderá ser evitado com a realização em outra data.

No começo de janeiro, as gestões municipais de São Paulo e Rio tomaram decisões parecidas ao cancelar os blocos de rua e manter, a depender da situação epidemiológica, os desfiles das escolas de samba nos sambódromos com medidas sanitárias como diminuição de público e obrigação do uso de máscaras para público e alegorias.
Leia a nota conjunta das prefeituras
As prefeituras do Rio e de São Paulo, sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril. A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de Covid-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.

O adiamento do carnaval foi decidido após uma reunião na noite desta sexta-feira, por videoconferência, em que estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades.

Maiores informações sobre a nova programação do carnaval serão divulgadas em momento oportuno.

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Leia o QR Codes e tenha a Rádio JN a um clique no seu smartphone Android

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu iPhone

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu smartphone Android

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: