NITEROIMAIS

Revista Eletrônica de Niterói

Riotur lança Caderno de Encargos dos Desfiles dos Blocos de Rua do Carnaval 2022

Rio de Janeiro - Começa hoje (01) o Quinto Circuito de blocos de carvanal de rua do Rio de Janeiro.

A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RIOTUR), em mais uma etapa do processo de planejamento da cidade para o Carnaval de 2022 durante a pandemia, lançou na última semana o Caderno de Encargos dos Desfiles dos Blocos de Rua. As empresas que tiverem interesse em formar parceira com a Prefeitura, para a realização dos festejos carnavalescos, terão o prazo de 1 mês para apresentar suas propostas.

O Caderno de Encargos é constituído por um elenco de orientações destinadas às empresas para que elas apresentem propostas de produção e execução para os desfiles dos blocos de rua e às áreas adjacentes à passagem dos mesmos, de acordo com o projeto e cronograma aprovados pela Riotur. A Prefeitura do Rio de Janeiro prevê 40 dias de festa carnavalesca, que compreendem os períodos antes, durante e pós-Carnaval, entre os dias 27 de janeiro e 06 de março. Toda a programação estará disponível num site criado especialmente para os blocos de rua, em português, inglês e espanhol.

De acordo com o planejamento das autoridades municipais, os cariocas contarão com 34 mil banheiros químicos, sendo 10% deles destinados à pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como determina a Lei Federal 10.098/2000. Pessoas com baixa visão ou cegas também serão contempladas através de um aplicativo especialmente desenvolvidos com diferentes recursos, como áudio-descrição e Libras. A medida resulta de uma parceria entre a Riotur e a Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência (SMPD).

Ainda de acordo com a Prefeitura, as mulheres ganharão ações específicas de combate ao assédio e à importunação sexual durante o Carnaval. A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Mulher (SPM-RIO) em parceria com a Riotur, distribuirá aos foliões QR Codes com conteúdo informativo sobre o tema, além de informações sobre como proceder em casos de assédio ou qualquer tipo de violência. Também serão oferecidos aos tatuagens temporárias e adesivos com o tema da campanha de combate ao assédio.

A presidente da Riotur, Daniela Maia, enfatizou que a Empresa está agindo de forma meticulosa para que os festejos do Carnaval 2022 sejam os mais seguros e organizados possível. “Estamos trabalhando para o Carnaval de 2022 e estaremos preparados caso a festa seja possível. Planejamento é fundamental para que esta, que é a maior festa da cidade do Rio de Janeiro, saia com perfeição. Por isso estamos lançando este caderno com a maior antecedência possível. Sempre balizados pela orientação da Saúde”, asseverou Daniela Maia.

O Caderno de Encargos foi publicado na edição de sexta-feira (20/08) no Diário Oficial da Prefeitura do Rio e também está disponível no site da Riotur, na aba Editais e Avisos. As empresas interessadas em participar do Carnaval 2022 devem enviar suas propostas até o dia 21 de setembro para o e-mail riotur.selecaopublica@gmail.com. Também sem setembro será conhecida instituição vencedora.

%d blogueiros gostam disto: