Estado NOTÍCIAS

Rio: prefeitura nega ter aplicado doses vencidas da vacina AstraZeneca

Segundo a Secretaria de Saúde, houve erros de sistema de registro

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) informou, em nota, que não recebeu doses vencidas da vacina AstraZeneca e afirmou que nenhuma de suas unidades aplicou doses fora da data de validade. A constatação foi feita depois que a secretaria checou os dados de todos os 756 vacinados suspeitos de terem recebido doses de AstraZeneca supostamente vencidas.

Até o momento, o órgão da prefeitura carioca conseguiu contactar 741 pacientes e “em nenhum desses casos houve aplicação de dose fora da data de validade do imunizante”, esclareceu. De acordo com a SMS, erros de sistema nos registros dessas pessoas levantaram a suspeita, mas, segundo a secretaria, na maioria dos casos o erro foi corrigido. Os restantes estão em processo de ajustes.

Os outros 15 registros continuam sendo investigados porque não houve ainda sucesso nas tentativas de contato com os usuários. A SMS destacou, porém, que “não há qualquer indício de que houve aplicação com doses vencidas nestes casos”.

A secretaria avaliou, por outro lado, que “diante das mais de 4,1 milhões de doses de vacinas contra covid-19 aplicadas no município do Rio, os registros identificados com erros no preenchimento das informações representam uma parcela muito pequena da campanha de vacinação que, desde o seu início, lida com eventuais episódios de instabilidade do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações”.

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: