EM BRASÍLIA

Reunião de Bolsonaro com embaixadores tem péssima repercursão e virou manchete internacional

A fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos embaixadores, na segunda-feira, 18, criticando as urnas eletrônicas, desta vez virou até manchete internacional. Além da mesma conversa contra as urnas, o chefe do Executivo federal emendou seu palavreado contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aquela coisa de sempre.

O jornal britânico “The Guardian” escreveu que o sistema de votação no Brasil é utilizado desde 1996 e nunca ninguém reclamou de nada, assinalando que as críticas do líder da extrema-direita brasileira são infundadas e põem em risco as eleições de outubro. O “The New York Times”, por seu lado, classificou a conversa com os diplomatas como uma estratégia pela a eleição que ele vai perder, como dizem as pesquisas eleitorais.

O jornal americano ainda comparou a conduta de Bolsonaro à de Donald Trump, que desacreditava as eleições nos Estados Unidos. Já o “The Washington Post” publicou que Bolsonaro não apresentou nenhuma evidência de suas afirmações, indicando que o presidente está preparando um clima para rejeitar o resultado da eleição.

Mais de 40 membros do Ministério Púbico Federal (MPF) afirmaram no início da noite desta terça-feira, 19, que Bolsonaro pode ter cometido crime eleitoral e abuso de poder. Pediram à Procuradoria Geral da República (PGR) uma investigação sobre a conduta do mandatário do país. Mas todo mundo sabe que coisas assim não significam nada, já que o procurador-geral, Augusto Aras, põe tudo na gaveta.  A maior parte dos embaixadores que participaram da reunião não ficou convencida com as acusações de Bolsonaro. Quase todos farão um relatório aos seus governos dizendo que Bolsonaro  critica, mas não apresenta nenhuma prova de tudo que vem dizendo.

 

 

Publicações do autor

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: