Estado

Relógio da Central do Brasil volta a funcionar após um ano parado

No Natal do ano em que Fernanda Montenegro, protagonista de Central do Brasil, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL), o Rio de Janeiro recuperou seu relógio mais icônico, símbolo da locação que batizou o longa-metragem que levou a imagem da cidade para o Oscar de 1999, no qual a grande dama dos palcos foi indicada ao prêmio de melhor atriz.

Inaugurado em 1943, o relógio da Central do Brasil voltou a marcar a hora certa neste sábado (25), depois de um ano parado por falta de manutenção.

O relógio de quatro faces da construção, em art déco, fica no topo de uma torre de 110 metros e 32 andares. O equipamento ocupa quatro andares da torre e foi construído pela IBM. A recuperação da estrutura ocorreu após quatro meses de manutenção.

Embora historicamente associado à operação da rede ferroviária, por estar no complexo da estação terminal Dom Pedro II (Central do Brasil), o relógio está sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Responsável pela pasta, o secretário Fernando Veloso destacou a importância de recuperar o relógio, com tombamento federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2008 e, em âmbito estadual, desde 1996, depois de apresentar uma série de sinais de abandono e vandalismo.

“Após um trabalho extremamente técnico da nossa equipe de engenharia e a empresa prestadora de serviço de manutenção predial, conseguimos entregar esse importante patrimônio à população. A equipe responsável ficou ainda mais feliz em fazer essa entrega em pleno Natal”, afirma Veloso.

Historicamente, acertar o relógio de pulso de acordo com o horário marcado pela torre da Central do Brasil era uma tradição no Rio de Janeiro. Principalmente para não perder o trem. Contudo, a altura da torre permite que os cariocas controlem a hora por ela, mesmo a quilômetros de distância.

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Leia o QR Codes e tenha a Rádio JN a um clique no seu smartphone Android

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu iPhone

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu smartphone Android

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: