Destaque Niterói

Reforma do histórico Cinema Icaraí é aprovada pelo Inepac

O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (INEPAC) acaba de aprovar a restauração e reforma do Cinema Icaraí.

De acordo com o projeto, serão três salas de cinema de última geração, além de uma grande sala para concertos, que abrigará a Orquestra Nacional da UFF e também servirá para cinema. Na cobertura, será feito um anexo para abrigar três restaurantes.

 

Fundado no século XX, de 1945, o prédio em estilo art déco estava fechado desde 2006. O restauro será acompanhado de um livro em co-produção com o INEPAC e com um documentário para registrar a memória afetiva do niteroiense com o espaço.

Segundo o vereador Leandro Portugal, um dos presentes na reunião no Inepac, a restauração do Cinema Icaraí é um resgate da história e valorização da cultura: “Há muitos anos estamos batalhando por esta revitalização e reforma. Agora, graças a um esforço conjunto de autoridades municipais, com a liderança do Prefeito Axel Grael e do Andre Diniz, Secretário Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, conseguimos articular a aprovação no INEPAC, passo importante para o prosseguimento do projeto”.

O Cinema Icaraí foi cedido pela UFF para a prefeitura de Niterói por 40 anos. As obras custarão em torno de R$ 45 milhões e o edital de licitação será lançado agora no início do segundo semestre de 2022.

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: