NITEROIMAIS

Revista Eletrônica de Niterói

Reforma de ferrovia é aprovada e Trem Rio-Minas

A reestruturação no trecho entre Três Rios/RJ e Sapucaia/RJ, apresentados pela concessionária FCA/VLI, foram aprovados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicados no Diário Oficial da União .

O Trem Rio-Minas vai percorrer 8 cidades. , e atenderá cerca de 300 mil pessoas diretamente .

A capacidade será de 873 turistas por viagem, 20,952 turistas por mês e 251.424 turistas por ano.

As cidades pelas quais o Trem Rio-Minas vai passar são: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro. E Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais.

Inicialmente, o trajeto inicial será Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ). Totalizando 37km.

Iniciado em 2017, o projeto de um trem turístico que faz o percurso entre o estado do Rio de Janeiro e o de Minas Gerais está praticamente finalizado. A ONG Amigos do Trem, principal responsável pela iniciativa, cumpriu todas as normas e regulamentações impostas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), assim como as normas de segurança para a viabilização do trem turístico. No entanto, desde o ano de 2018 a ONG enfrentava entraves burocráticos com a concessionária Ferrovia Centro Atlântica para a reforma e manutenção de um trecho da viagem.

O projeto Trem turístico Rio-Minas é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem e conta com o apoio das prefeituras, da iniciativa privada, além da concessionária da ferrovia Centro Atlântica e de órgãos do governo federal ligados ao transporte ferroviário.

A previsão é que essa iniciativa contribua com a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além de manter preservado o patrimônio histórico.

“Um sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas o sonho que se sonha juntos torna-se realidade”
É com grande emoção que OSCIP Amigos do Trem informa a todos que o pedido de reforma do trecho entre Três Rios/RJ e Sapucaia/RJ, apresentado pela concessionária FCA/VLI, foi aprovado pela ANTT e publicado no Diário Oficial da União já com prazo de execução.
Foram anos de espera e hoje, depois de muita luta, fé e determinação, podemos comemorar. Agradecemos a todos que nos apoiaram até o momento, em especial a Paulo Henrique do Nascimento, que foi o fundador da ONG Amigos do Trem e o grande idealizador do projeto Trem Rio-Minas. Agradecemos também ao Senhor Josemo, proprietário do Grupo Mil por acreditar e apoiar este sonho. Infelizmente não estão presentes fisicamente, mas foram os grandes responsáveis por essa conquista.
Agradecemos também o apoio íntegro da concessionária Ferrovia Centro-Atlântica, Ministério Público Federal de Minas Gerais, ANTT, DNIT, Sebrae, Sumicity, Grupo Mil, as prefeituras responsáveis pelos trechos e os membros voluntários da ONG Amigos do Trem e das regionais.
Agradecemos pela credibilidade e o apreço que todos têm pela OSCIP Amigos do Trem. Somos gratos por todos acreditarem no nosso trabalho e no ser humano que somos e estamos nos tornando

.

 

%d blogueiros gostam disto: