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Festivais

QUEIJO DO SUL DE MINAS É ELEITO MELHOR DO MUNDO EM CONCURSO NA FRANÇA

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Produtores de queijo de Minas Gerais conquistaram 40 medalhas entre as 57 conferidas a queijos brasileiros, no concurso Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Mundial de Queijos e de Produtos Lácteos), realizado na França.
A competição, organizada pelo Guilde Internationale des Fromagers (Guia Internacional dos Queijeiros), está em sua quinta edição, e foi realizada entre 12 e 14 de setembro, na cidade de Tours. Além dos prêmios, o evento promove encontros e palestras com especialistas do setor de todo o mundo.
Participaram 900 queijos de 46 países. O Brasil concorreu com 183 exemplares dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. Durante o concurso, foram disputadas 331 medalhas. Os brasileiros conquistaram cinco medalhas na categoria “super ouro”, 11 de ouro, 24 de prata e 17 de bronze.
De acordo com a SerTãoBras, instituição que organizou a ida dos produtores brasileiros à França, está confirmada a realização do 2º Mundial de Queijos do Brasil, no Museu do Inhotim, em Minas Gerais, de 15 a 18 de setembro de 2022.
Depois de conquistar o ouro em 2019, o Queijo Premium Maturado de 60 dias, fabricado na Fazenda Bela Vista, em Alagoa, no Sul de Minas Gerais, voltou a levar pra casa uma medalha de ouro no concurso Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Mundial de Queijos e de Produtos Lácteos), realizado na França, neste ano. O concurso é realizado de 2 em 2 anos.

Fonte: TV Minas

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Festival ‘Sabores Britânicos’ movimenta restaurantes de Teresópolis em outubro

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Acontece em Teresópolis a 4ª edição do Festival Sabores Britânicos, que vai até o dia 31/10. O evento, produzido pelo Polo Gastronômico de Teresópolis, reúne cerca de 20 restaurantes com pratos criados especialmente para o festival, a preços convidativos, e que estarão em cartaz somente durante o período mencionado.

O evento tem como objetivo contar, através da Gastronomia, um pouco da história de Teresópolis, através de receitas trazidas para a cidade pelas famílias inglesas que influenciaram região.

Os Sabores Britânicos é um evento de grande importância para a cidade, pois conta a história da Gastronomia local a partir das receitas trazidas pelas famílias inglesas que chegaram na região no passado’, conta Elizabeth Mazzi, diretora do Polo Gastronômico de Teresópolis.

Em 2020 o evento aconteceu somente via delivery e, para 2021, de volta presencial, mas mantendo o delivery, foi redesenhado para atender todas as normas sanitárias vigentes exigidas no momento. Distanciamento entre as mesas, capacidade reduzida de atendimento, ventilação permanente nos salões e álcool em gel disponível para os clientes são algumas das medidas adotadas.

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Estão entre os participantes o Caldo de Piranha; Donna Tê; Sucre Colore, Padaria Império, Lusitânia, Cremerie Genève, Quintal do Moquém, Manjericão Casa de Pizza, Viva Itália, Maria Torta, Villa St Gallen, Sinhá, Paraiso Agriões, Nine Pizzaria, Hotel Intercity, Bisou Gourmet, Tempero com Arte, Mad Brew, Burrata, Trick’n Treats, Novilho, Varietá, o Hotel Intercity e a Pousada TereParque.

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Festivais

Queijo D’Alagoa-MG é vencedora do Tripadvisor Travelers’Choice 2021

LOJA DE QUEIJOS DE MINAS GERAIS INTEGRA 10% DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO

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A Queijo D’Alagoa-MG, de Alagoa, no Sul de Minas, foi reconhecida como vencedora do Prêmio Travellers’Choice de 2021 fazendo parte de um grupo seleto de 10% das melhores atrações na Tripadvisor, a maior plataforma de viagens do mundo.
Essa conquista celebra empresas que oferecem experiências fantásticas de forma consciente para turistas em todo o mundo, tendo recebido ótimas avaliações de viajantes no Tripadvisor nos últimos 12 meses.
Por mais desafiador que tenha sido o ano passado, a Queijo D’Alagoa-MG se destacou por continuamente agradar clientes que visitaram a loja física na Rua José Luiz de Siqueira, 352 no Centro de Alagoa-MG.
“Faltam palavras pra agradecer a Deus por mais esta conquista, que nos motiva a continuar recebendo com alegria e muito carinho os clientes na nossa loja, bem como os turistas que fazem a Rota do Queijo e do Azeite!” comemora Osvaldo Filho, fundador da Queijo D’Alagoa-MG, a primeira loja de queijo na terra do queijo.
“Esse prêmio nos enche de alegria e reforça o nosso ideal de que o queijo, além de ser um alimento vivo, ícone da culinária mineira, instrumento de preservação da história, cultura e tradição, também é um atrativo turístico: movimenta a economia local e fomenta o turismo!” explica.
“Parabéns a todos os vencedores da edição 2021 do Prêmio Escolha do Viajante” diz Kanika Soni, Diretor Comercial do Tripadvisor. “Esse prêmio destaca os lugares que são conscientemente excelentes proporcionando experiências de qualidade repetidas vezes, atendendo as expectativas dos clientes e adaptando-se às novas formas de trabalhar. Com base em um ano inteiro de avaliações de clientes, este prêmio demonstra o excelente serviço e experiência fornecida aos turistas mesmo em meio a uma pandemia.”
Queijo D’Alagoa-MG é pioneira na venda de queijo pela internet e tem um dos melhores queijos do Mundo e o Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil. Além da opção de comprar online é possível visitar a loja física e, mediante agendamento, fazer a Rota do Queijo e do Azeite para conhecer de perto a produção.
 
 
Aproveite também para conhecer a Fazenda Cauré e o Lagar do Azeite Prado Vasques

A fazenda, que foi classificada como APA (Área de Proteção Ambiental), tem cerca de 13 mil oliveiras, produzindo um azeite extra virgem com variedades como Arbequina, Arbosana, Grapollo e Koroneike.

Entre muitos prêmios recebidos, em 2019 o seu azeite Arbequina foi escolhido o “Melhor Azeite Frutado Ligeiro do Hemisfério Sul” na Concurso em Nova Iorque e o Grapollo recebeu menção honrosa na Expoliva 2019, em Jaén, na Espanha.

Vale a pena conhecer o Lagar onde é processado o azeite e a loja de produtos

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Destaque

Festivais gastronômicos e baixas temperaturas aquecem a economia em Petrópolis

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Gastronomia e turismo caminham de mãos dadas, uma combinação consolidada na Europa e que ganhou força em todas as regiões brasileiras. Na serra fluminense, as baixas temperaturas de inverno também tornam a experiência gastronômica especial com cardápios diferenciados e neste período de recuperação do turismo o movimento nos restaurantes e bares – ainda seguindo limitações de público e regras sanitárias – aumentou pelo menos 30% já agora no 12º Festival de Fondue, que segue até o dia 31 de julho, atrativo para turistas e moradores de Petrópolis.  A rede hoteleira que trabalha com 70% da capacidade – limite estabelecido pelas regras sanitárias – já opera com lotação nos finais de semana.

“Petrópolis foi reconhecida pelo Ministério do Turismo como um dos 22 destinos sanitariamente seguros listados no Guia Viagem em Família e isso ainda durante a pandemia. A cidade controlou as entradas e os hotéis e restaurantes seguiram rígidas regras, o que proporcionou que o setor se mantivesse atuante. Agora, já vivemos uma flexibilização maior, mas as condições sanitárias são seguidas fielmente porque queremos receber visitantes sem descontinuidade”, afirma o presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, Fabiano Barros.

A 50 minutos do Rio e a pouco mais de uma hora de Juiz de Fora, Petrópolis ainda leva a vantagem de receber cariocas e mineiros em busca de viagens rápidas ou até mesmo de um ‘bate e volta’ no mesmo dia.  Mas, já se verifica a tendência a uma estadia mais prolongada e até mesmo durante a semana.

Reservas concorridas e filas de espera também estão de volta no polo gastronômico formado por mais de 180 bares e restaurantes pulverizados em toda a cidade.  “É um movimento retornando em todo o setor”, aponta o diretor de gastronomia do PC&VB, Múcio Maffacioli.  Festivais, como o de fondue, também ajudam toda a cadeia envolvida com o turismo.  Os restaurantes operam com 70% de lotação e com distanciamento entre as mesas.

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A promoção de eventos para o trade turístico, incluindo o comércio, é fundamental para a retomada da economia na avaliação do presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Marcelo Fiorini.  Ele usa o exemplo da própria loja, na Rua Teresa, um dos polos de compras mais conhecidos do país, que aumentou em 500% o faturamento nos finais de semana de julho em relação ao mês anterior. Baixas temperaturas de inverno, flexibilização e promoções no setor gastronômico são a combinação perfeita nesta retomada.

“Como cidade turística, Petrópolis está no caminho certo apostando em eventos de qualidade e que movimentem a cidade o ano todo, em especial no inverno. São atrativos que fazem com que o turista permaneça mais tempo no município movimentando ainda mais a economia”, considera.

Para o secretário de Turismo de Petrópolis, Samir El Ghaoui, a temporada de inverno foi impulsionada com a realização do Festival Gastronômico da Bauernfest, que terminou no último dia 4 e foi um enorme sucesso. “Com ele, movimentamos toda a cadeia produtiva do setor. Agora, com o Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes, nosso calendário vai se consolidando e oferecendo excelentes alternativas para o turista e para o petropolitano, uma aventura gastronômica, que se encaixa perfeitamente com o frio típico da Serra na estação”, destaca.

O PCVB é o organizador do Festival de Fondue com o apoio da Prefeitura.  Ele engloba 37 restaurantes e bares de todos os pontos da cidade com cardápios e preços especiais e muita criatividade. É o caso da Petiscaria Imperial que criou o fondue de petisco.  No final de semana passado a casa, que já tem nove anos, viveu, pela segunda vez, um episódio inusitado. “No domingo, às 16h, precisamos fechar por alguns instantes, diante do movimento grande, para recompor nosso atendimento. Isso aconteceu apenas uma vez, anos antes da pandemia”, relata o proprietário, Adilson Sampaio.

Segundo a Organização Mundial de Turismo, a gastronomia é o terceiro principal motivador para viagens, atrás apenas de cultura e natureza, e na frente de compras, bem-estar, esportes e religião.  “Além do Festival de Fondue, o PC&VB organiza o Petrópolis Gourmet, este ano na sua 22ª edição, em outubro, um dos cinco maiores do país. Também apoiamos outros eventos realizados pelo poder público e iniciativa privada. Entendemos que essa movimentação é boa para toda a economia inclusive para os prestadores de serviços e fornecedores de matéria-prima que abastecem nossos hotéis, restaurantes e todo o trade”, afirma Fabiano Barros.

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