As recentes críticas da aliança militar ocidental, mais conhecida como Otan, pela invasão à Ucrânia não foram bem recebidas pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, neste domingo (27). O mandatário russo colocou as forças nucleares do país em alerta devido à guerra que ele trava contra o vizinho europeu.
“Autoridades dos países líderes da Otan permitem declarações agressivas contra o nosso país, então eu ordeno o ministro da Defesa e o chefe do Estado-Maior [das Forças Armadas] a colocar as forças de dissuasão do Exército russo para o modo especial de combate”, disse o presidente.
População russa faz fila em bancos e caixas eletrônicos
Diante das últimas sanções aplicadas à Rússia em retaliação à invasão da Ucrânia, a população russa fez fila nesta segunda-feira em caixas eletrônicos e agências bancárias na busca por rublos e dólares.
EUA e países da União Europeia estudam formas de reduzir a capacidade do Banco Central russo de usar suas reservas em moeda estrangeira, como a exclusão das instituições financeiras do país do sistema global de pagamentos. Por isso, a população russa, com medo de não conseguir usar seus cartões, saiu em busca de cédulas.
O Banco Central Europeu (BCE) constatou a “quebra ou provável quebra” da filial europeia do banco russo Sberbank, um dos maiores do país. O motivo seriam as retiradas “significativas” de depósitos em meio à crise na Ucrânia e a sanções ocidentais.
Também nesta segunda, o rublo, moeda da Rússia, apresentou queda recorde de 27% em relação ao dólar. Essa redução já é uma consequência das últimas sanções ao país.
Comentários
Você precisa fazer log in para comentar.