Destaque Niterói

Procissão Marítima em homenagem a São Pedro volta a acontecer em Jurujuba

Depois de São João, São Pedro. Na próxima quarta-feira (29) é o dia em que os pescadores celebram o seu padroeiro. Em 2022, a tradicional procissão marítima que sai do bairro de Jurujuba está de volta, depois de dois anos sem ser realizada.

O ponto de partida será o cais do bairro, às 10h. O cortejo marítimo percorrerá a baía de Guanabara, até a altura do Museu de Arte Contemporânea (MAC). De lá, retorna pela orla, na direção da Fortaleza de Santa Cruz, voltando para o cais de Jurujuba. Este ano, pela primeira vez, canoas havaianas participarão da procissão.

Faz parte da programação dos festejos em homenagem a São Pedro missa, alvorada, shows e quermesse com comidas típicas juninas. O evento, que continua no final de semana (dias 2 e 3), é organizado pela Capela de São Pedro e a Z -8,  uma das mais antigas colônias de pescadores da cidade, com apoio da  Prefeitura de Niterói,  através da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo.

Integrantes da igreja, Hedylamar Bonfim e Maisa Ribeiro são uns dos organizadores da celebração. Eles acreditam que, este ano, a festa tem tudo para repetir o sucesso de edições anteriores, que transformaram a data em uma “grande manifestação religiosa e popular de Niterói”:

– Convidamos o pessoal da canoa e embarcações particulares para participarem da procissão marítima, que é um dos pontos altos da festa. Teremos também futebol, recreação infantil, shows e muitas barraquinhas com comidas típicas – contou Maisa.

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, lembra que a festa de São Pedro com a Procissão Marítima faz parte do calendário turístico da cidade. Para ele, a retomada da celebração religiosa é algo a ser vista “com otimismo”, uma vez que eventos do tipo atraem turistas e visitantes que movimentam o polo gastronômico do bairro de Jurujuba.

Programação

Dia 29/6 – Quarta-feira

5h – Alvorada

6h – Missa Solene na Igreja de São Pedro

9h – Missa Solene Campal com benção especial das chaves a ser celebrada pelo arcebispo da cidade, Dom Francisco, em frente à igreja de São Pedro

10h – Procissão terrestre levando a imagem de São Pedro até o cais de onde sairão os barcos para a procissão marítima

13h – Almoço do Pedrão

14h – Santo Terço e benção

15h – Missa Solene

18h – Show cultural com a Quadrilha do CEU

20h – Missa Solene e logo após Queima do Quadro de São Pedro

Dia 02/07 – Sábado

Das 9h até Meia-noite

Futebol, recreação infantil, barraquinhas com Almoço do Pedrão, roda de samba e shows

Dia 3/07 – Domingo

Das 9h até Meia-noite

Futebol, Moto procissão Falcão Peregrino e Amigos, Almoço do Pedrão, barraquinhas, Shows e Missa.

São Pedro

São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulos. É considerado o fundador da Igreja Cristã em Roma e o seu primeiro papa. Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai. Por indicação de João Batista foi levado por seu irmão André para conhecer Jesus Cristo.

Segundo relatos aceitos pela Igreja Católica, Pedro viveu em Roma, onde, segundo a tradição, foi morto por ordem de Nero, no ano 67 da Era Cristã. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, segundo seu desejo, pois não considerava digno de morrer como seu mestre.

São Pedro é sempre retratado segurando uma chave, símbolo de autoridade.

Publicações do autor

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: