Niterói

Prefeitura de Niterói inicia recuperação do calçadão de Piratininga

A Prefeitura de Niterói inicia na próxima segunda-feira (24), as obras de estabilização e recuperação do calçadão da Praia de Piratininga, na Região Oceânica. De acordo com o executivo, as intervenções trarão uma solução definitiva para proteger o local das fortes ressacas que ocasionaram a diminuição da faixa de areia. Com previsão de conclusão em 4 meses, a obra terá investimento de R$ 7,8 milhões. Também está previsto um trabalho de paisagismo no calçadão e construído um posto salva-vidas.

A obra na orla da praia de Piratininga será realizada no trecho entre as ruas Jornalista Umbelino Silva e João Gomes da Silva. Nesta área, será construída uma contenção com cortina atirantada e estacas hélices. O Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) realizou estudos relacionados à dinâmica costeira, com ênfase na solução estrutural, para conter os fenômenos que causam a erosão da praia e frequentes eventos de desabamento do calçadão da Praia de Piratininga durante as ressacas.

“Essa é uma obra muito esperada, que trará solução definitiva para proteger o calçadão da Praia de Piratininga das fortes ressacas que ocasionaram a diminuição da faixa de areia, através da tecnologia inovadora de contenção com cortina atirantada e estacas hélice”, afirmou o prefeito Axel Grael.

A coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), Dionê Castro, explicou que essa obra do calçadão é uma entre outras intervenções que serão realizadas na Praia de Piratininga. “Realizamos um estudo de mais de um ano para darmos uma solução para a Praia de Piratininga, que periodicamente sofre com ressacas. Esse estudo apontou que a melhor decisão técnica e econômica é a implantação da reposição do estoque de areia na Praia de Piratininga. Será feito um muro de contenção até que se recupere toda a faixa de areia. É um trabalho bem estruturado, com uma estrutura moderna,” disse Dionê.

A moradora de Piratininga, Margareth Macagi, acredita que a obra irá valorizar a região. “Moro na região há 36 anos e a nossa expectativa era imensa. A região merece esse cuidado e eu acredito que a intervenção vai melhorar a qualidade de vida de quem mora aqui”, conta Margareth.

Nas áreas do calçadão que serão recuperadas, o projeto prevê também o serviço de paisagismo e requalificação urbanística, com canteiros e pergolado, além de espaços livres com gramados. Haverá, ainda, a construção de mais um posto salva-vidas com dois pavimentos.

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Leia o QR Codes e tenha a Rádio JN a um clique no seu smartphone Android

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu iPhone

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu smartphone Android

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: