Destaque Niterói

Prefeitura de Niterói inicia obra de restauração da Ilha da Boa Viagem

As obras de restauração da Ilha da Boa Viagem foram iniciadas pela Prefeitura de Niterói. Com investimento de R$ 5,5 milhões, o Castelo (sede dos escoteiros), a Capela Nossa Senhora da Boa Viagem e o Fortim serão completamente restaurados. O projeto prevê também uma área administrativa e um ambiente cultural com espaço para exposições. A previsão de conclusão das obras é março de 2023.

O presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Paulo Cesar Carrera, explica que o conjunto arquitetônico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E, devido à importância histórica da área e também por seu grande potencial turístico, o Município apresentou um projeto ao Iphan, que foi aprovado, e a Prefeitura assumiu a obra com recursos próprios.

“Todo o processo seguiu o protocolo com os órgãos competentes, tanto para o trabalho de contenção de encostas, realizado em 2019, quanto o de restauro. A intervenção do conjunto de monumentos históricos da Ilha será realizada sem descaracterizar o patrimônio histórico. A reabertura do espaço, considerado um dos cartões postais da cidade, representará mais um importante incentivo da Prefeitura ao turismo local”, enfatizou Carrera.

De acordo com o presidente da Emusa, para a contenção da encosta foram realizadas intervenções em seis pontos, aplicando técnicas como solo grampeado, cortina atirantada e viga estaqueada. As obras de contenção foram iniciadas em dezembro de 2019 e já foram concluídas. O investimento para a contenção da área foi de R$ 1,8 milhão.

História – Importante patrimônio histórico e turístico da cidade, a Ilha da Boa Viagem abriga dois monumentos históricos: a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem e o fortim, ambos do século XVIII. Entre a Segunda Guerra Mundial e o fim da década de 1940, também foram construídas mais duas muralhas, sendo uma delas semelhante a um pequeno castelo. A Ilha conecta-se ao continente por meio de uma ponte de concreto. Tombada como patrimônio natural e histórico, Boa Viagem tem edificações construídas no alto de uma escada de 127 degraus, o que torna o local um destino curioso, cheio de vistas deslumbrantes.

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: