Niterói

Poda de árvore em imóvel particular tem autorização de forma digital

Os moradores de Niterói já podem solicitar autorização para podar árvores em seus imóveis particulares de maneira online no Portal de Serviços do município (servicos.niteroi.rj.gov.br). A iniciativa tem como objetivo simplificar o acesso ao serviço para o cidadão. Antes a autorização era solicitada presencialmente na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (Smarhs).
A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, destacou que a transformação digital do serviço, além de ser mais uma facilidade para o cidadão ao fazer a solicitação sem sair de casa, vai garantir celeridade e transparência para a Prefeitura com a redução do número de folhas de papel utilizadas. Isso porque o formulário impresso que deveria ser preenchido agora é online. Além disso, a tramitação interna da solicitação será realizada por processo eletrônico no sistema e-CIGA.
“Ao incluir um serviço digital no Portal, nos preocupamos em ouvir os servidores que atuam na área para auxiliar essa transformação. Foram três meses de trabalho na parceria da Seplag com a Smarhs redesenhando formulários e aplicando linguagem simples nos documentos, além de capacitar os servidores para garantir a fluidez do processo. A transformação digital de Niterói vem avançando para proporcionar políticas públicas mais eficientes, com agilidade, transparência e economicidade, além de estarmos cuidando da natureza”, enfatizou Ellen Benedetti.
Ao solicitar o serviço, o cidadão deve informar o local e por qual motivo deseja podar a árvore, preenchendo um formulário disponível no portal. Dentre os motivos possíveis estão: diminuir a altura da árvore; retirar ervas daninhas; diminuir a área de ocupação da árvore; evitar o contato com fios de energia, telefone, celular e/ou internet; e evitar danos a telhado e/ou outras estruturas. A equipe fará a análise e poderá solicitar o envio de fotos representativas. Atualmente a Secretaria de Meio Ambiente recebe, em média, 50 solicitações por ano.
“Disponibilizar digitalmente os serviços da Prefeitura significa dar eficiência, transparência e celeridade ao atendimento aos cidadãos. Com a solicitação e autorização da poda de árvores em imóveis particulares feitas online, o meio ambiente também ganha pelo fato de não haver produção de processos em papel. Essa é uma grande conquista da atual gestão municipal. Nosso objetivo é disponibilizar todos os serviços da Secretaria do Meio Ambiente em formato digital”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Rafael Robertson.

Publicações do autor

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: