Connect with us

ARTE & LAZER

Niterói volta celebrar o aniversário da com shows e terá Detonautas e Mart’nália

Eventos gratuitos para comemorar os 448 anos da cidade vai de 14 a 22 de novembro

Published

on

O aniversário de Niterói, celebrado no próximo dia 22, contará com uma agenda cultural repleta de peças e shows gratuitos. Detonautas e Mart’nália são duas das atrações que a administração municipal contratou para comemorar os 448 anos da cidade. A programação, que começa no próximo domingo, vai ser realizada de forma virtual e presencial, com uma série de apresentações no Theatro Municipal e na Sala Nelson Pereira dos Santos, com transmissões ao vivo pelas redes sociais da prefeitura.

A distribuição dos ingressos será feita nos locais dos eventos, duas horas antes do início das apresentações, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado para a campanha “Niterói Solidária”.

Confira a programação

Dia 14, na Sala Nelson Pereira dos Santos, a partir das 14h, a progrmação terá Encontro de Carros Antigos e show da banda Bloody & Mary. Dia 15, o cantor Dalto se apresenta no Theatro Municipal, às 19h. Logo após, será a vez do Detonautas Roque Clube agitar a Sala Nelson Pereira dos Santos, às 21h30m.

banda Bloody & Mary

Dia 16, às 19h, o Municipal, receberá o espetáculo “Eu sempre soube’’, com Rosane Gofman. E na Sala Nelson Pereira dos Santos, às 21h30m, será encenada a peça “Frágil”, com Mario Neto e Dani Fritzen.

Dia 17 será realizado o “Natal na Rua”, com a Orquestra Jovem Aprendiz convidando o instrumentista Sérgio Chiavazzoli, no Municipal, às 19h. Na Sala Nelson Pereira dos Santos, às 21h30m, haverá a apresentação do Chico Batera Trio & Convidados.

Advertisement

Samba. A cantora Mart’nália sobe ao palco do Theatro Municipal no dia 18

Foto: Divulgação

Samba. A cantora Mart’nália sobe ao palco do Theatro Municipal no dia 18 Foto: Divulgação/EnyMiranda

Dia 18, Mart’nália será a atração do “Clássicos do samba”, às 19h, no Municipal. No mesmo dia, a Sala Nelson Pereira dos Santos vai receber, às 21h30m, o Festival Pras Bandas de Cá — Choro da Confraria, com Família Souza & Grupo Café Brasil.

Dia 19, no Municipal, às 19h, “Bia Bedran convida Orquestra de Cordas da Grota”. Já na Sala Nelson Pereira dos Santos, às 21h30m, será realizada mais uma edição do “Clássicos do samba”, com os grupos Terreiro da Vovó e Candongueiro.

Contando com atrações locais, nacionais e internacionais, o Festival Niterói Blues & Jazz fecha a festa, nos dias 20, 21 e 22, no Municipal, sempre às 19h, e na Sala Nelson Pereira dos Santos, sempre às 21h30m.

Advertisement

 

ARTE & LAZER

Atriz Mila Moreira morre aos 72 anos

Published

on

Morreu no Rio de Janeiro, na madrugada desta segunda-feira (6), a atriz Mila Moreira aos 72 anos de idade.

Ela estava internada no Hospital CopaStar, que não divulgou a causa da morte.

“O Hospital CopaStar lamenta a morte da paciente Mila Moreira na madrugada desta segunda-feira (06) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, informou o CopaStar em nota.

Carreira
De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa da atriz, antes de começar sua carreira na dramaturgia, Mila fez história como modelo e manequim.

Advertisement

Em 1979, foi convidada por Cassiano Gabus Mendes para participar de “Marrom Glacê”, sendo seu primeiro trabalho como atriz. Desde então, deu vida à inúmeras personagens em novelas da Rede Globo, como: “Plumas e Paetês”, “Elas por Elas”, “Champagne”, “Corpo a Corpo”, “Ti Ti Ti”, “Bambolê”, “Que Rei Sou Eu?”, “Meu Bem, Meu Mal”, “O Mapa da Mina”, “A Próxima Vítima”, “A Indomada”, “Anjo Mau”, “Malhação”, “Como Uma Onda”, “Belíssima”, “Paraíso Tropical”, “Ciranda de Pedra”, “Viver a Vida”, “Gabriela”, “O Astro” e “Sangue Bom”.

Também participou das minisséries “Anos Rebeldes”, “Os Maias”, “Um Só Coração”, “JK” e “Queridos Amigos” e de episódios dos seriados “Linha Direta” e “A Diarista”.

No cinema estreou sob a direção de J. B. Tanko em “Os Saltimbancos Trapalhões” e na sequência filmou “As Aventuras de Mário Fofoca” com direção de Adriano Stuart, “Aguenta Coração” dirigido por Reginaldo Farias e “Dias Melhores Virão” com direção de Cacá Diegues.

Seu último trabalho foi na novela “A Lei do Amor”, de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.

Advertisement
Continue Reading

ARTE & LAZER

Shows, ballet e teatro vão animar o público no segundo fim de semana do “Natal da Esperança”

Published

on

O segundo fim de semana da programação cultural do “Natal da Esperança”, da Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói, apresenta uma intensa programação, que inclui ballet, música (clássica e outros estilos) e espetáculos de teatro. No dia 4 de dezembro, as atividades têm início, às 11h, com a Scuola di Cultura, no Horto de Itaipu; e com Violúdico, no Caramujo; às 19h, apresentação do Coro e Orquestra Jovem de Niterói, do Programa Aprendiz Musical, juntamente com o cavaquinista Sérgio Chiavazzoli, no Horto do Barreto; e, fechando a noite de sábado, às 19h30, o público vai poder assistir ao espetáculo ‘Pedra doce: poética de Cora Coralina’, da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, no Campo de São Bento; além de ouvir o som do músico Yuri Corbal, no Horto do Fonseca.

As atividades de domingo, dia 5, começam às 11h, com três peças infantis: ‘O dia em que conheci Papai Noel’, no Horto de Itaipu; ‘O fabuloso’, no Caramujo; e ‘A chegada dos três reis magos’, de Arte Corpo, no Horto do Barreto. Às 19h30, tem Coro Aprendiz e Orquestra Jovem de Niterói, do Programa Aprendiz, no Campo de São Bento; e Ninas com Non Stop e Gabriela Sepulvida, no Horto do Fonseca.

No Campo de São Bento, acontece, ainda, o ‘Fim de tarde no Campo – Natal da Esperança’, com apresentações artísticas diárias, a partir das 18h30.

A programação cultural do “Natal de Esperança” se propõe a ser democrática, com atrações distribuídas por toda a cidade. Os espetáculos acontecem nas Zonas Norte e Sul e na Região Oceânica.

Advertisement

Os shows, nos fins de semana, do Campo de São Bento e do Horto do Fonseca acontecem às 19h30. No Horto do Barreto, às 19h, aos sábados; e às 11h, aos domingos. No Horto de Itaipu e no Caramujo, cujas programações são mais voltadas aos pequenos, às 11h. O calendário completo, até 19 de dezembro, inclui, ainda, apresentações do maestro João Carlos Martins, cujo trabalho como pianista é reconhecido mundialmente, especialmente por suas gravações das obras de Bach. O músico se apresenta com a Orquestra Jovem de Niterói e Orquestra da Grota.

O mote deste ano é realizar um Natal respeitoso, levando alegria e esperança para os niteroienses, além de prestar homenagem às vítimas da Covid-19. A Prefeitura priorizou espaços abertos para a realização dos eventos, que vão acontecer seguindo as normas do Plano Novo Normal Niterói, obedecendo aos protocolos de segurança de enfrentamento da pandemia.

Sobre as atrações dos dias 4 e 5 de dezembro, sábado e domingo:

– Scuola di Cultura

Apresentação do projeto ‘História e movimento’, com a história ‘Não, eu não gosto do Natal”, onde ‘Ela’, representando uma pessoa, sempre gostou do Natal, mas, com o passar do tempo, algumas pessoas já não estavam mais presentes. A personagem, no entanto, volta a amar esta época do ano. Narração do diretor e ator Juliano Antunes e coreografia de Luã Lima.

Advertisement

 Violúdico

Show com composições interativas que mesclam diversos gêneros e ritmos musicais. Tem o objetivo de unir o universo da criança e do adulto, ao mesmo tempo, entretendo a família por completo. Com uma dinâmica única, o Violúdico usa e abusa do humor com versões inusitadas, paródias, improvisos de rimas, ‘contação de causos’, entre outros, para deixar o show bem divertido.

– Coro e Orquestra Jovem de Niterói, do Programa Aprendiz Musical, convidam Sérgio Chiavazzoli

O Coro Aprendiz, com seus 24 integrantes, entre alunos e professores do Programa, apresenta canções como ‘A paz’, uma versão nacional da música ‘Heal the World’, do astro pop Michael Jackson; ‘Natal brasileiro’, de Ana Luíza de Geus e Marcos Monteiro Gomes; e um medley natalino especial, tudo com arranjos de dois pianistas do Aprendiz, Edu Louro e Leandro Campanate, e sob regência da coordenadora pedagógica do Aprendiz, Fátima Mendonça, em divisões de até 4 vozes. Como convidado especial, o músico Sérgio Chiavazzoli e sua banda apresentam sucessos do natal e dividem o palco com a Orquestra Jovem de Niterói, composta por 50 integrantes, com idades entre 15 e 23 anos. No repertório, clássicos de Natal, como ‘Boas Festas’, ‘Jesus Alegria dos Homens’ e ‘Noite Feliz’, entre outros sucessos da estação.

– ‘Pedra doce: poética de Cora Coralina’, da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

Advertisement

O espetáculo fala da simplicidade na poesia e vida de Cora Coralina. O diretor Fran Mello concebeu a obra, buscando correlacionar a escrita de Cora, seus ímpetos e necessidades em escrever, com os corpos dos bailarinos ao ler (ouvir) seus poemas. Todas as células coreográficas foram criadas pelos próprios bailarinos em um atravessamento promovido pelos poemas de Cora Coralina durante os ensaios.

– Yuri Corbal

É cantor, compositor e produtor musical. Em seu novo trabalho solo escolheu o violão e a sonoridade Pop com referências da MPB, da R n’B e um apanhado de artistas que o influenciaram até aqui, que vão de Belchior e John Mayer a Alicia Keys e Skank.

– ‘O dia em que conheci Papai Noel’

A peça conta a história de spock um duende ajudante do Papai Noel que acaba perdendo o presente de uma criança e na tentativa de resgatá-lo conhece Babi! E. juntos, os dois tentam resolver esta grande confusão.

Advertisement

– O fabuloso

Comédia infantil que apresenta a encenação de seis fábulas da literatura greco-romana – três de origem grega, atribuídas a Esopo, escritor da Grécia Antiga e criador da Fábula como gênero literário, e três adaptações de origem romana, do fabulista Fedro (Gaius Iulius Phaedrus) -, encenadas por um único ator: o humorista e comediante Juliano Antunes, que personifica animais, elementos da natureza e objetos. A direção de Eleusa Mancini e a orientação corporal de Clarice Maia colaboram com o conteúdo e enriquecem a encenação.

– A chegada dos três reis magos

Remonta historicamente o trajeto realizado pelos Três Reis Magos (Alexandre Vollu, Sergio Di Paula e Ricardo Lyra Jr.). Em suas trajetórias, se encontram com uma menina que diz ser a própria Estrela Guia (Rachel Palmeirim) e que tem a missão de levá-los rumo à realização de seus sonhos. No caminho, se deparam com um mercador da cidade, o Rei Herodes e a dona de uma hospedaria. O sonho do quarteto é ameaçado pelos obstáculos do caminho, mas o desejo por um mundo mais justo e digno de se viver não permite que desistam.

– Coro Aprendiz e Orquestra Jovem de Niterói, do Programa Aprendiz

Advertisement

O Coro Aprendiz, com seus 24 integrantes, entre alunos e professores do Programa, apresenta canções como ‘A paz’, uma versão nacional da música ‘Heal the World’, do astro pop Michael Jackson, ‘Natal Brasileiro’, de Ana Luíza de Geus e Marcos Monteiro Gomes, e um medley natalino especial, tudo com arranjos de dois pianistas do Aprendiz, Edu Louro e Leandro Campanate, e sob regência da coordenadora pedagógica do Aprendiz, Fátima Mendonça, em divisões de até 4 vozes. Em seguida, a Orquestra Jovem de Niterói, composta por 50 integrantes, com idades entre 15 e 23 anos. No repertório, clássicos de Natal, como ‘Boas Festas’, ‘Jesus Alegria dos Homens’ e ‘Noite Feliz’, além de outros sucessos da estação.

– Ninas com Non Stop e Gabriela Sepulvida

Non Stop foi formado há quatro anos no Espaço Cultural da Grota, um projeto social, localizado na comunidade da Grota do Surucucu, no bairro de São Francisco. um grupo de manifestação artística com seguimento em música, formado por 5 jovens estudantes, que realizam apresentações nos ambientes públicos do município de Niterói. Através do reconhecimento como Ponto de Cultura Municipal, conforme o edital Ações Locais (2018), eles

buscam expandir as suas atuações para a democratização do acesso à cultura. Já Gabriela sepulveda é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com bacharelado em violoncelo, e membro efetivo do quadro atual da Orquestra Sinfônica Nacional da Uff. De performance eclética, vem atuando no cenário musical do erudito ao popular, acompanhando artistas de renome da música popular brasileira.

Programação completa dos finais de semana:

Advertisement

 4 de dezembro (sábado)

– Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, com “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina”
(dança) – Campo de São Bento

– Cantor Yuri Corbal (música) – Horto do Fonseca

– Orquestra Jovem de Niterói, do Programa Aprendiz Musical, convida o instrumentista Sérgio Chiavazzoli (música) – Horto do Barreto

– Scuola di Cultura (infantil) – Horto de Itaipu

– Grupo Violúdico (música infantil) – Caramujo

Advertisement

5 de dezembro (domingo)
– Orquestra Jovem de Niterói,do Programa Aprendiz Musical (música) – Campo de São Bento

– Ninas + Non Stop e Gabriela Sepulvida (música) – Horto do Fonseca

– “A chegada dos três reis magos”, com Arte Corpo (teatro infantil) – Horto do Barreto

– O dia em que conheci Papai Noel – Horto de Itaipu

– O Fabuloso (tetro infantil) – Caramujo

Advertisement

11 de dezembro (sábado)
– Grupo Azymuth (música) – Campo de São Bento

– Byafra (música) – Horto do Fonseca

– Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, com o espetáculo “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina” (dança) – Horto do Barreto

– Zé Farinha, o palhaço mágico e A história das bonecas (infantil) – Horto de Itaipu

– “Semente de jurema: o baile aquático e as histórias encantadas do mar” (música) – Caramujo

Advertisement

12 de dezembro (domingo)

– Beth Bruno e Marcos Nimrichter (música) – Campo de São Bento

– Coral Amantes da Música (música) – Horto do Fonseca

– Lucynha Lima e Os Trovadores do Engenho (música) – Horto do Barreto

– Leonardo Lobo (música infantil) – Horto de Itaipu

Advertisement

– Cia. Paraíso – Os 3 Palhações (infantil) – Caramujo

18 de dezembro (sábado)

– Coral Nikity People – Regência Fátima Regina (música) – Campo de São Bento

– Orquestra de Cordas da Grota (música) – Horto do Fonseca

– Marvio Ciribelli – pianista (música) – Horto do Barreto

– Cia. Teatralmente – Cantiga de Rodapé: É Natal! (infantil) – Horto de Itaipu

Advertisement

– Ópera Prima – Auto de Natal (infantil) – Caramujo

19 de dezembro (domingo)

– João Carlos Martins com Orquestra Jovem de Niterói, do Programa Aprendiz, e Orquestra da Grota (música) – Campo de São Bento

– Banda Bezzouros (música) – Horto do Fonseca

– Arte de Dançar (dança) – Horto do Barreto

– Tirico e as Histórias de Morros e Fossos (contação de histórias – infantil) – Horto de Itaipu

Advertisement

– Cia. Mala de Mão (infantil) – Caramujo

Endereços:

– Campo de São Bento – Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/n – Icaraí – apresentações sempre às 19h30

– Horto do Fonseca – Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca – apresentações sempre às 19h30

– Horto do Barreto – R. Dr. Luiz Palmier, s/n – Barreto – apresentações às 19h, no sábado; e às 11h, no domingo

– Horto de Itaipu – R. Dr. Pálvaro da Silva, 852 – Itaipu – apresentações sempre às 11h

Advertisement

– Caramujo – Rua do Alto, 130 – apresentações sempre às 11h

Todas as programações são gratuitas!

Continue Reading

ARTE & LAZER

Wagner Tiso abre em grande estilo Natal da Esperança de Niterói

Published

on

Um show de Wagner Tiso, um dos maiores nomes da música brasileira, no Campo de São Bento, marcou a abertura do Natal da Esperança, organizado pela Prefeitura de Niterói. Regente, pianista e compositor mineiro, Tiso apresentou vários clássicos no palco montado sobre as águas do lago do Campo e encantou o público com músicas como, por exemplo, “Coração de Estudante”. Antes do pianista, as cantoras Daíra e Júlia Vargas apresentaram, no mesmo espaço, o show “Amar e mudar as coisas”, um tributo a Belchior.

Regente, pianista e compositor mineiro, Tiso apresentou vários clássicos no palco montado sobre as águas do lago do Campo e encantou o público com músicas como, por exemplo, “Coração de Estudante”. Antes do pianista, as cantoras Daíra e Júlia Vargas apresentaram, no mesmo espaço, o show “Amar e mudar as coisas”, um tributo a Belchior.

De acordo com o governo municipal, o Natal da Esperança terá uma extensa programação cultural com o objetivo de levar alegria à população de Niterói, além de prestar homenagens às vítimas da Covid-19. A Prefeitura priorizou espaços abertos para a realização dos eventos, que vão acontecer seguindo as normas do Plano Novo Normal Niterói, obedecendo aos protocolos de segurança de enfrentamento da pandemia.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, compareceu ao Campo de São Bento acompanhado da primeira-dama, Christa Vogel Grael. O prefeito falou sobre a celebração do Natal da Esperança. “É um momento da gente refletir sobre tudo que aconteceu esse ano. Um ano difícil. Um ano de pandemia. Um ano em que houve um grande esforço de imunização da população, de salvar vidas”, disse Axel.

Wagner Tiso destacou a satisfação de voltar a se apresentar com a presença do público e fez um agradecimento à cidade. “Niterói me trouxe de novo para as plateias. Muito obrigado”, afirmou o compositor mineiro.

Advertisement

Programação

O Natal da Esperança terá ao todo 40 apresentações artísticas nos finais de semana até 19 de dezembro. Além do Campo de São Bento, os espetáculos acontecem em outros quatro espaços da cidade aos sábados e domingos: Horto do Fonseca (Zona Norte), Horto do Barreto (Zona Norte), Horto de Itaipu (Região Oceânica) e Parque Esportivo e Social do Caramujo (Zona Norte). Além dos finais de semana, haverá manifestações artísticas diárias, durante a semana, até 23 de dezembro, no Campo de São Bento.

Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

%d blogueiros gostam disto: