“Passamos por momentos em que eu não podia abraçar minhas filhas porque estava trabalhando na linha de frente da pandemia. Hoje foi um dia especial para a nossa família”. O relato é de Taís Barroso, enfermeira que vacinou as duas filhas contra a Covid-19 na tarde desta quarta-feira (26) em Niterói. As meninas fazem parte do grupo de 4.995 crianças que já tomaram a primeira dose do imunizante na cidade. A Prefeitura de Niterói vacina, nesta quinta-feira (27), todas as crianças de sete anos contra a Covid-19.
Pensando na volta às aulas, o município acelerou a imunização das meninas e meninos de 05 a 11 anos, que começaram a receber a dose da vacina na semana passada. O planejamento é que o calendário de vacinação deste grupo, que começou pelas crianças com comorbidades e deficiências permanentes, seja concluído já na semana que vem.
Nesta quarta (26), foram vacinadas crianças de 08 anos. Na quinta (27), será a vez das de 07 anos. Na sexta, de 06 anos. Havendo disponibilidade de doses, na semana que vem, o calendário chega às crianças de 05 anos. De terça a sexta-feira (01 a 04/02), o município manterá repescagem para as crianças que ainda não tenham se vacinado contra a Covid-19.
“Esta semana Niterói acelerou, mais uma vez, o calendário de vacinação infantil. Dessa forma, as nossas crianças poderão ser imunizadas com a primeira dose a tempo do começo do ano escolar e assim retornar de forma segura às aulas”, disse o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.
Nesta quarta, a tarde foi de emoção para a enfermeira Taís Barroso e as filhas, Maria e Ana. Com cartazes e acompanhadas do pai, Fábio Pereira, as meninas estavam sorridentes recebendo a vacina. Taís, que é enfermeira na Policlínica Sérgio Arouca e trabalhou na linha de frente durante a pandemia da Covid-19, aplicou a primeira dose nas crianças.
“Tivemos momentos muito difíceis nesses quase dois anos de pandemia, principalmente para elas, quando eu não podia me aproximar das duas por risco de contaminá-las. Então foi uma emoção grande, um dia muito importante para a nossa família, assim como foi quando vacinei a minha mãe. A vacina é o caminho para sairmos dessa pandemia. É um alívio para nós também saber que elas vão voltar às aulas protegidas”, comentou Taís.
Para receber o imunizante, as crianças precisam ter intervalo de 15 dias de qualquer vacina. A criança tem que estar acompanhada de um responsável legal que deverá estar de posse da carteira de vacinação do menor. A vacinação deste grupo acontece na Policlínica Sérgio Arouca (Vital Brazil), Policlínica Regional de Itaipu e Policlínica Regional Dr. Renato Silva (Engenhoca). A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até 16h.
Em 16 de dezembro de 2021, foi aprovada pela Anvisa a administração da vacina Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Esse é o único imunobiológico autorizado no Brasil para vacinação de pessoas a partir de 12 anos. Mais de 39 países vacinam crianças contra a Covid-19 e, só nos EUA, mais de 5 milhões de crianças já foram vacinadas. Além disso, a OPAS/OMS já ratificou a importância do Brasil iniciar o quanto antes a vacinação das crianças a partir de 5 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante para essa população chega ao país na segunda quinzena de janeiro.
Em nota técnica, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) explicou que as crianças também adoecem por Covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem desenvolver formas graves e até evoluírem para o óbito. De acordo com a Fiocruz, a vacinação de crianças vai reduzir formas graves e óbitos pela doença nessa faixa etária, além de colaborar com a redução das transmissões e ser uma das mais importantes estratégias para o retorno e manutenção segura das atividades escolares presenciais.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS
27/01 – 7 anos
28/01 – 6 anos
31/01 – 5 anos
Repescagem: de 01/02 à 04/02 (terça à sexta)
ENDEREÇOS DE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS
– Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Comentários
Você precisa fazer log in para comentar.