Destaque Niterói

Niterói vacina crianças de sete anos nesta quinta

“Passamos por momentos em que eu não podia abraçar minhas filhas porque estava trabalhando na linha de frente da pandemia. Hoje foi um dia especial para a nossa família”. O relato é de Taís Barroso, enfermeira que vacinou as duas filhas contra a Covid-19 na tarde desta quarta-feira (26) em Niterói. As meninas fazem parte do grupo de 4.995 crianças que já tomaram a primeira dose do imunizante na cidade. A Prefeitura de Niterói vacina, nesta quinta-feira (27), todas as crianças de sete anos contra a Covid-19.

Pensando na volta às aulas, o município acelerou a imunização das meninas e meninos de 05 a 11 anos, que começaram a receber a dose da vacina na semana passada. O planejamento é que o calendário de vacinação deste grupo, que começou pelas crianças com comorbidades e deficiências permanentes, seja concluído já na semana que vem.

Nesta quarta (26), foram vacinadas crianças de 08 anos. Na quinta (27), será a vez das de 07 anos. Na sexta, de 06 anos. Havendo disponibilidade de doses, na semana que vem, o calendário chega às crianças de 05 anos. De terça a sexta-feira (01 a 04/02), o município manterá repescagem para as crianças que ainda não tenham se vacinado contra a Covid-19.

“Esta semana Niterói acelerou, mais uma vez, o calendário de vacinação infantil. Dessa forma, as nossas crianças poderão ser imunizadas com a primeira dose a tempo do começo do ano escolar e assim retornar de forma segura às aulas”, disse o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Nesta quarta, a tarde foi de emoção para a enfermeira Taís Barroso e as filhas, Maria e Ana. Com cartazes e acompanhadas do pai, Fábio Pereira, as meninas estavam sorridentes recebendo a vacina. Taís, que é enfermeira na Policlínica Sérgio Arouca e trabalhou na linha de frente durante a pandemia da Covid-19, aplicou a primeira dose nas crianças.

“Tivemos momentos muito difíceis nesses quase dois anos de pandemia, principalmente para elas, quando eu não podia me aproximar das duas por risco de contaminá-las. Então foi uma emoção grande, um dia muito importante para a nossa família, assim como foi quando vacinei a minha mãe. A vacina é o caminho para sairmos dessa pandemia. É um alívio para nós também saber que elas vão voltar às aulas protegidas”, comentou Taís.

Para receber o imunizante, as crianças precisam ter intervalo de 15 dias de qualquer vacina. A criança tem que estar acompanhada de um responsável legal que deverá estar de posse da carteira de vacinação do menor. A vacinação deste grupo acontece na Policlínica Sérgio Arouca (Vital Brazil), Policlínica Regional de Itaipu e Policlínica Regional Dr. Renato Silva (Engenhoca). A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até 16h.

Em 16 de dezembro de 2021, foi aprovada pela Anvisa a administração da vacina Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Esse é o único imunobiológico autorizado no Brasil para vacinação de pessoas a partir de 12 anos. Mais de 39 países vacinam crianças contra a Covid-19 e, só nos EUA, mais de 5 milhões de crianças já foram vacinadas. Além disso, a OPAS/OMS já ratificou a importância do Brasil iniciar o quanto antes a vacinação das crianças a partir de 5 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante para essa população chega ao país na segunda quinzena de janeiro.

Em nota técnica, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) explicou que as crianças também adoecem por Covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem desenvolver formas graves e até evoluírem para o óbito. De acordo com a Fiocruz, a vacinação de crianças vai reduzir formas graves e óbitos pela doença nessa faixa etária, além de colaborar com a redução das transmissões e ser uma das mais importantes estratégias para o retorno e manutenção segura das atividades escolares presenciais.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS

27/01 – 7 anos

28/01 – 6 anos

31/01 – 5 anos

Repescagem: de 01/02 à 04/02 (terça à sexta)

ENDEREÇOS DE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS

– Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

– Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

– Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até 16h.

DOCUMENTAÇÃO

Carteira de vacinação da criança

Identidade ou certidão de nascimento

CPF ou cartão SUS

Comprovante de residência do representante legal

Laudo médico indicando condição clínica (comorbidades e deficiência permanente)

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Leia o QR Codes e tenha a Rádio JN a um clique no seu smartphone Android

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu iPhone

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu smartphone Android

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: