Destaque MUNDO VERDE NOTÍCIAS

Niterói sedia IV Conferência Brasileira de Mudança de Clima

Niterói será sede, nos dias 10 (sexta-feira) e 11 (sábado), da quarta edição da Conferência Brasileira de Mudança de Clima (CBMC). O evento será realizado no Theatro Municipal de Niterói, e terá como tema central a “Emergência e vulnerabilidade climática: impactos e soluções”. A abertura acontecerá às 9h30, com a presença do prefeito de Niterói, Axel Grael, e do secretário municipal do Clima, Luciano Paez.

A Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) é um movimento idealizado pelo Instituto Ethos e correalizado por diversas organizações não governamentais, movimentos sociais, populações tradicionais e originárias, governos locais e a comunidade científica. Seu objetivo é propor uma articulação em rede para construção conjunta de conteúdo e posicionamentos, para a realização de debates e propor soluções para a descarbonização da economia brasileira e para o enfrentamento à crise climática em alinhamento com os objetivos destacados no Acordo de Paris.

Durante o evento, representantes de vários municípios brasileiros vão assinar a carta de adesão à Rede Cidades Pelo Clima e, um painel discutirá o desenho da programação da Rio+30, um encontro internacional que irá discutir políticas para o desenvolvimento sustentável, marcado para os dias 17, 18 e 18 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro.

O secretário do Clima de Niterói, Luciano Paez, ressalta a importância da participação da sociedade na Conferência.

“A Conferência Brasileira de Mudança do Clima é um espaço essencial para que todos os niteroienses possam colaborar ativamente na construção de um futuro sustentável. Niterói é uma cidade que se destaca por ser a primeira do país a criar uma Secretaria do Clima e a criar o Fórum Municipal de Mudança Climática, para fortalecer a participação da população nas decisões sobre as políticas públicas”, explica.

A mesa de abertura, às 9h30, terá as participações do prefeito Axel Grael, do secretário Luciano Paez, de Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, Renata Moraes, coordenadora do The Climate Reality Project, Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Caetano Scannavino, do Projeto Saúde e Alegria, de Giovana Figueiredo, da Fundação Amazônia Sustentável, e de Samanta Della Bella, superintendente de Sustentabilidade e Clima da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

Durante a Conferência, será elaborada uma carta-compromisso a ser enviada aos candidatos nas eleições deste ano cobrando a implementação de ações para cumprir as metas definidas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para o Acordo de Paris. Serão discutidas também as políticas públicas de mudanças climáticas e a gestão de riscos ambientais e prevenção de desastres nas metrópoles.

A programação da 4ª Conferência Brasileira de Mudança do Clima prevê ainda o lançamento do projeto de Neutralização de Carbono Comunitário e do Banco do Clima, às 9h, no Parque Esportivo e Social do Caramujo, na Zona Norte de Niterói.

PROGRAMAÇÃO IV CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MUDANÇA DO CLIMA
Local: Theatro Municipal de Niterói

9h30 às 10h – Pronunciamento de abertura

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: