Blog

Niterói recebe prêmio por avanço do saneamento na cidade

A 7ª edição do “Casos de Sucesso & ESG”, premiou Niterói pelo avanço do saneamento na cidade. O troféu foi entregue, nesta quarta-feira (09), em evento promovido pelo Instituto Trata Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas. A cidade tem o quarto melhor saneamento básico do País e está no topo do ranking no Estado. O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu o troféu e apresentou as iniciativas do município, que saltou 19 posições entre as cidades que mais investem em distribuição de água e tratamento de esgoto.

Durante o painel “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”, Axel Grael contou o histórico do trabalho em parceria com a Concessionária Águas de Niterói e ressaltou que, desde 2013, a Prefeitura de Niterói investe na ampliação de reservatórios de água na Região Oceânica e em Pendotiba, em novas adutoras e também em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) com a inauguração e modernização das redes no Sapê, Caramujo e Jurujuba.

“A cidade conta, atualmente, com 100% de tratamento e abastecimento de água, cobertura de 95,55% no atendimento e 100% no tratamento de esgoto. Além dos esforços de ampliação e construção de novas estações de tratamento de esgoto, a Prefeitura de Niterói também vem fazendo, com o Projeto Ligado Na Rede, um trabalho de ligar à rede coletora e de tratamento de esgoto os imóveis de famílias de baixa renda”, disse o prefeito.

O prefeito Axel Grael frisou ainda que a infraestrutura dos serviços básicos é uma das prioridades do município, que também investe pesado em projetos inovadores como o Parque Orla Piratininga, que utiliza Soluções Baseadas na Natureza, as chamadas SBNs, como uma das ferramentas do processo de recuperação do sistema lagunar na Região Oceânica. “Saneamento básico proporciona qualidade de vida, saúde, desenvolvimento econômico e dignidade para a população”, disse Grael.

O diretor da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, destacou que o programa de abastecimento, redução de perdas e medição das comunidades e áreas irregulares que vem sendo desenvolvido na cidade é fundamental para os bons índices dos últimos anos.

“Os resultados que vemos hoje são uma consequência dos investimentos e da parceria entre a concessionária e o município. O contrato está chegando aos 24 anos, com mais de R$ 1 bilhão investidos na cidade. Nosso maior desafio está ligado à continuidade desses investimentos, o que só será possível com a continuidade desse trabalho conjunto”, disse.

O prêmio Casos de Sucesso & ESG é uma parceria do Instituto Trata Brasil com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ligado na Rede – O programa, implantado em 2021, consiste em identificar, conscientizar, notificar e, em último caso, autuar imóveis que não estejam ligados à rede de esgoto do município de Niterói. O objetivo é garantir que todas as residências estejam ligadas ao sistema de coleta e tratamento para impedir o despejo irregular do esgoto nas águas pluviais e, ao invés de ir para os rios e lagoas, seguir diretamente para o descarte regular. Menos 1,439 milhão de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser lançados mensalmente no sistema lagunar de Itaipu e Piratininga na primeira fase do segmento social do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo