NITEROIMAIS

Revista Eletrônica de Niterói

Niterói lança concurso de poesia em homenagem ao centenário de Paulo Freire

A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Municipal de Educação (FME) vão realizar o 20º Concurso de Incentivo à Leitura – Poesia com o tema “Paulo Freire: É tempo de esperançar!”, uma homenagem ao centenário do educador, comemorado no próximo domingo (19). O lançamento oficial do concurso está marcado para este sábado (18) no evento “Sabadou com Paulo Freire”, que contará ainda com a apresentação da peça “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia”, na Sala Nelson Pereira dos Santos.

Serão premiados poemas inéditos, escritos em língua portuguesa, com temática relacionada a biografia de Paulo Freire, suas obras, pensamentos e ideais de liberdade e esperança. Poderão participar do concurso alunos da Educação Infantil, do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também profissionais da educação. O objetivo é contribuir para a democratização da leitura, incentivar a formação de leitores e estimular a autoria de alunos e profissionais da Rede Municipal de Educação.

O concurso está dividido em três etapas, incluindo uma banca composta por especialistas convidados pela SME. As unidades deverão realizar a inscrição a partir do próximo sábado (18), através do link https://forms.gle/8aZR3ntPVyRqULU56, até o dia 8 de outubro. Os poemas selecionados em todas as etapas serão publicados em e-book e os vencedores receberão os prêmios por categoria. O edital do concurso pode ser consultado no Diário Oficial do município do dia 16 de setembro.

Programação – O evento “Sabadou com Paulo Freire” é uma homenagem da SME/FME ao centenário de Paulo Freire, o patrono da Educação. Além do lançamento do concurso, serão realizados saraus, relatos de experiências da rede e a apresentação da peça “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia”, dirigida por Luiz Antônio Rocha. A obra retrata os ensinamentos do patrono da educação brasileira e já foi visto por mais de 50 mil espectadores em todo o país. O evento tem entrada franca e inicia às 17h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, localizada em São Domingos. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook da Educação Niterói.

%d blogueiros gostam disto: