ARTE & AGENDA Festivais

Niterói ganha seu 1º Festival de Teatro Musical

Nos dias 25 a 29 de julho, Niterói recebe seu 1º Festival de Teatro Musical, nova experiência cultural na região. Com incentivo da Prefeitura e da Secretaria Municipal das Culturas, o projeto é uma iniciativa da Scuola di Cultura – um centro cultural que abraça a arte e o teatro na cidade.

“Nosso objetivo é facilitar as vivências artísticas e democratizar a participação popular no universo do Teatro Musical”, conta Fabrizio Sassi, idealizador do projeto e diretor da Scuola di Cultura.

Os espetáculos, palestras e oficina oferecidos são todos gratuitos. Para participar basta se inscrever no site. E os convidados do festival são nomes de peso na cena:

A diretora e coreógrafa Duda Maia, premiada pelo musical “A Gaiola” e “ELZA”, em homenagem a Elza Soares; a produtora teatral e cofundadora de uma das maiores produtoras musicais do Brasil, Renata Borges; um dos maiores profissionais de figurino cênico do Brasil, Ney Madeira; e o criador do Prêmio Bibi Ferreira, considerada a mais importante premiação de teatro musical do país, Marllos Silva.

Marllos também foi responsável pela curadoria das peças selecionadas para se apresentarem nessa primeira edição do festival. Os espetáculos serão no Teatro GayLussac, de 25 a 28 de julho. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente sempre uma hora antes de cada apresentação, por ordem de chegada.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 25 de julho

17h15 – Palestra “Criação pelo Movimento” com Duda Maia na Scuola di Cultura

19h30 – Peça “Um Conto de Fado Padrinho” no Teatro GayLussac

O musical é uma adaptação do livro infantil “Um Conto de Fado”, da atriz e escritora Dani Fritzen. A história conta a inusitada trajetória de um Fado Padrinho, primo da Fada Madrinha que vem de Portugal ao Brasil descobrir uma princesa brasileira. No palco, os personagens passeiam pela diversidade e riqueza da nossa cultura, com muita música e bom humor!

Classificação indicativa: Livre

Dia 26 de julho

17h15 – Palestra “Mercado de Musicais” com Renata Borges na Scuola di Cultura

19h30 – Peça “Cargas D’água – Um Musical de Bolso” no Teatro GayLussac

O espetáculo se passa no sertão mineiro, onde um menino esquece seu próprio nome, após perder sua mãe. Mas, ao fazer um amigo nada comum, tudo muda e ele começa a ver toda a sua história com outros olhos. A partir daí, se encarrega de uma missão que o levará por diversas aventuras pelo país inteiro!

Classificação indicativa: Livre

Dia 27 de julho

17h15 – Palestra “Aspectos do Figurino no Teatro Musical” com Ney Madeira na Scuola di Cultura

19h30 – Peça “O Pescador e a Estrela” no Teatro GayLussac

O musical conta a jornada de um jovem pescador cego em busca de seu amor desaparecido – uma estrela de verdade! Suas aventuras pelo céu são um convite a olhar para dentro de si, a fim de entender que há coisas na vida que não podem ser vistas, apenas sentidas.

Classificação indicativa: Livre

Dia 28 de julho

17h15 – Palestra “Processo de Criação de um Musical” com Marllos Silva na Scuola di Cultura

20h – Peça “As Metades da Laranja – Um musical com canções de Fábio Jr.” no Teatro GayLussac

A comédia-musical conta uma história de amor embalada por conhecidas canções de Fábio Jr. O espetáculo trata, com humor, sobre relações, da paixão ao relacionamento tóxico. É de cantar junto e se emocionar, com ou sem a sua metade da laranja!

Haverá, ainda, uma oficina de Interpretação da Canção exclusiva com Marllos Silva, nos dias 25 a 29 de julho, mas as vagas eram limitadas e já esgotaram. As palestras também têm espaço limitado e estão nas últimas vagas.

Para mais informações sobre o festival, acesse o site: scuoladicultura.com.br/ftm-nit

 

Publicações do autor

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: