Destaque Niterói Uncategorized

Niterói em luto pel falecimento do Monsenhor Elídio Robaina

“Não podemos esquecer o importante papel e a imensurável contribuição do Monsenhor Elídio Robaina para a nossa cidade. Conhecido pelo seu trabalho com os mais necessitados, ele também foi fundamental na restauração de igrejas de Niterói. Toda a minha solidariedade neste momento”, disse o prefeito Axel Grael.

Após saber do falecimento do monsenhor Elídio Robaina, que morreu na madrugada desse domingo (26), o prefeito Axel Grael decretou luto oficial de três dias em Niterói. O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, também divulgou uma nota de pesar.

Axel prestou solidariedade para parentes e amigos do Monsenhor. “Não podemos esquecer o importante papel e a imensurável contribuição do Monsenhor Elídio Robaina para a nossa cidade. Conhecido pelo seu trabalho com os mais necessitados, ele também foi fundamental na restauração de igrejas de Niterói. Toda a minha solidariedade neste momento”, disse o prefeito Axel Grael.

Monsenhor Elídio foi ordenado em 1964 pelo então arcebispo de Niterói, Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora – Salesianos. Tornou-se vigário-chefe da Arquidiocese de Niterói em 1978. Robaina foi vice-reitor do Seminário São José e como capelão da Ilha da Conceição, construiu a primeira de nove igrejas feitas por ele, a Nossa Senhora da Conceição. Foi professor de Português, Grego, Francês, Latim e Música no local. Passou pelas paróquias de São João Batista, de Tenente Jardim; Nossa Senhora das Dores, no Ingá; São Lourenço e São Domingos de Gusmão.

Em 2016 a Academia Fluminense de Letras, fundada em 1917, decretou o Monsenhor Elídio Robaina “imortal”, concedendo-lhe a cadeira de nº 21, cujo patrono é o bispo Francisco de Lemos.

Monsenhor Elídio Robaina faleceu aos 90 anos após ficar internado no Hospital Icaraí por aproximadamente dois meses, vítima de uma insuficiência respiratória. O corpo de Mons. Elidio está sendo velado na Paróquia de São Lourenço, conforme seu desejo, até as 19:00h de hoje (26). Amanhã (27), o velório recomeça às 8:00h, e a missa de corpo presente será celebrada às 10:00h, seguida pelo cortejo fúnebre. O sepultamento será na Arquiconfraria de Nossa Senhora da Conceição, no Barreto.

Publicações do autor

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: