Niterói

Niterói é homenageada em entrega de prêmio de sustentabilidade

A Prefeitura de Niterói recebeu uma homenagem durante a entrega do Prêmio Descarbonário 2022, realizada pelo “The Climate Reality Project Brasil”. A cidade ganhou menção honrosa pelo pioneirismo da criação da primeira Secretaria do Clima do país. O prefeito Axel Grael participou da cerimônia virtual da entrega do prêmio, assim como o secretário Luciano Paez.

O prefeito Axel Grael lembrou o político, escritor e ambientalista Alfredo Sirkis, falecido em 2020, e que é inspiração do Prêmio Descarbonário. “Impossível não chamar atenção para a importância do saudoso amigo Alfredo Sirkis. Sempre admirei sua capacidade na leitura e interpretação do cenário político e a sua estreita conexão com o que havia de vanguarda nas políticas para a sustentabilidade no mundo. Esse prêmio reforça o legado deixado por Alfredo, que sempre esteve no front das lutas pelas mudanças climáticas. E que é homenageado em nossa cidade no projeto inovador do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, que se destaca pela implementação de soluções baseadas na natureza, algo que o deixaria imensamente feliz e que ecoa neste prêmio. Em Niterói, estamos assumindo a liderança do tema das mudanças climáticas, sendo a primeira cidade do Brasil a criar uma Secretaria Municipal do Clima”, destacou o prefeito.

Axel Grael e Luciano Paez agradeceram a menção honrosa e as palavras do coordenador estratégico do “The Climate Reality Project Brasil”. Sérgio Besserman afirmou que Niterói é referência de atuação do poder público em questões ligadas à sustentabilidade e que a criação da Secretaria do Clima reforça este pioneirismo. Em sua segunda edição, o Prêmio Descarbonário reconhece, valoriza e dá visibilidade a projetos que buscam tornar a sociedade mais sustentável e ambientalmente justa.

O secretário municipal do Clima, Luciano Paez, afirmou que o Prêmio Descarbonário enaltece projetos e instituições que colocam a emergência climática atual no foco dos seus objetivos. O secretário fez um resumo das ações de Niterói para enfrentar as mudanças climáticas e para se tornar uma cidade mais sustentável.

“Em 2013, a Prefeitura iniciou um grande processo de contenção de encostas. Temos mais de meio bilhão de reais investidos nesta área. No mesmo ano, foi iniciado o programa Niterói de Bicicleta. Hoje são 60 quilômetros de ciclovia na cidade, com um bicicletário público ao lado da estação das barcas. Niterói é a cidade do país com a maior quantidade de ciclistas. A cidade também está construindo o maior parque com soluções baseadas na natureza do Brasil, o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis. Estamos iniciando um investimento em carros elétricos. Vamos começar por caminhões de lixo e de carga. Temos cumprido uma grande agenda local. Temos feito a nossa parte”, destacou Luciano Paez.

O “The Climate Reality Project” é uma organização global fundada em 2006 pelo ganhador do Prêmio Nobel e ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. A instituição transforma indivíduos interessados em ativistas capazes de lutar por soluções que amenizem a crise climática e promovam mudanças significativas sobre o tema em todo o planeta. No Brasil, a organização tem uma representação desde 2016.

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Leia o QR Codes e tenha a Rádio JN a um clique no seu smartphone Android

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu iPhone

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu smartphone Android

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: