Connect with us

Niterói

Niterói começa neste sábado o “Natal de Esperança”

Published

on

É Natal em Niterói! Dezembro ainda não começou, mas o espírito natalino já está na cidade. A Prefeitura de Niterói inicia neste sábado (27) a programação cultural do “Natal de Esperança”, com apresentações que seguem por todos os fins de semana até o dia 19 de dezembro. No Campo de São Bento, as apresentações artísticas serão diárias. O Horto do Fonseca (Zona Norte), Horto do Barreto (Zona Norte), Horto de Itaipu (Região Oceânica) e Parque Esportivo e Social do Caramujo (Zona Norte) também vão receber atrações.

A programação cultural do “Natal de Esperança” se propõe a ser democrática, com atrações distribuídas por toda a cidade, e que, como o próprio nome sugere, levem um pouco de esperança a todos. São 40 espetáculos durante os fins de semana – sendo 8 em cada espaço, em datas diferentes – realizados durante 3 semanas, entre música, peças teatrais, dança, circo e poesia, que vão ocupar os palcos da cidade até o dia 19 de dezembro. Além dos fins de semana, haverá também intervenções artísticas diárias, durante a semana, até o dia 23 de dezembro, no Campo de São Bento. Para este ano, foi montado um palco no lago do parque.

No primeiro fim de semana, o evento conta com: Wagner Tiso + “Amar e mudar as coisas”, um tributo a Belchior com Daíra e Júlia Vargas (27) e Adriana Ninsk (28), no Campo de São Bento; Victor Sávio canta Tim Maia (27) e Mona Vilardo (28), no Horto do Fonseca; Um Amô (27) e Teatro de Fantoches “Papai Noel sempre vem” (28), no Horto do Barreto; Glorinha e Renato (27) e Gustavo Stefan + Oficina Cartão Natalino (28), no Horto de Itaipu; além de Claos Mózi para Crianças: um conto de natal (27) e Circo Pururuca (28), no Caramujo.

O calendário completo, até dezembro, inclui ainda apresentações do maestro João Carlos Martins com Orquestra Jovem de Niterói e Orquestra da Grota; Companhia de Ballet da Cidade de Niterói; Azymuth; Beth Bruno e Marcos Nimrichter; Coral Nikity People, com regência de Fátima Regina; Yuri Corbal; Byafra; Marvio Ciribelli, entre outros.

Advertisement

Os shows do Campo de São Bento e do Horto do Fonseca acontecem às 19h30. No Horto do Barreto, às 19h, aos sábados; e às 11h, aos domingos. No Horto de Itaipu e no Caramujo, cujas programações são mais voltadas ao público infantil, às 11h.

O mote deste ano é realizar um Natal respeitoso, levando alegria e esperança para os niteroienses, além de prestar homenagem às vítimas da Covid-19. A Prefeitura priorizou espaços abertos para a realização dos eventos, que vão acontecer seguindo as normas do Plano Novo Normal Niterói, obedecendo aos protocolos de segurança de enfrentamento da pandemia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DOS FINAIS DE SEMANA:

27 de novembro (sábado)

– Wagner Tiso (música) – Campo de São Bento

– “Amar e mudar as coisas”, um tributo a Belchior com Daíra e Júlia Vargas (música) – Campo de São Bento

Advertisement

– Victor Sávios (cover do Tim Maia) – Horto do Fonseca

– Um Amô – samba e pop (música) – Horto do Barreto

– Glorinha e Renato (infantil) – Horto de Itaipu

– Claos Mózi para Crianças: um conto de Natal (infantil) – Caramujo

28 de novembro (domingo)

Advertisement

– Adriana Ninsk (música) – Campo de São Bento

– Mona Vilardo (música) – Horto do Fonseca

– “Papai Noel sempre vem”, Cia. Fábula (teatro infantil) – Horto do Barreto

– Gustavo Stefan + Oficina Cartão Natalino (música infantil) – Horto de Itaipu

– Circo Pururuca (infantil) – Caramujo

Advertisement

4 de dezembro (sábado)

– Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, com “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina”
(dança) – Campo de São Bento

– Cantor Yuri Corbal (música) – Horto do Fonseca

– Orquestra Jovem de Niterói, do Programa Aprendiz Musical, convida o instrumentista Sérgio Chiavazzoli (música) – Horto do Barreto

– Scuola di Cultura (infantil) – Horto de Itaipu

Advertisement

– Grupo Violúdico (música infantil) – Caramujo

5 de dezembro (domingo)

– Orquestra Jovem de Niterói,do Programa Aprendiz Musical (música) – Campo de São Bento

– Ninas + Non Stop e Gabriela Sepulvida (música) – Horto do Fonseca

Advertisement

Niterói

Saúde realiza Dia D da vacinação contra gripe no próximo sábado

As unidades também farão atualização da caderneta de vacinação

Published

on

 A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói vai realizar, neste sábado (04), o dia D de vacinação contra a gripe e campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação. A imunização estará disponível nas unidades da rede básica de saúde, das 08h às 12h, para pessoas a partir de 6 meses de idade que ainda não receberam a dose este ano. Neste dia não haverá imunização contra a Covid-19.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, alerta para importância da imunização.

“É fundamental receber a vacina contra gripe, pois evita complicações da doença. O dia D, que ocorre no sábado, é importante para as pessoas que têm dificuldade em comparecer a um ponto de vacinação durante a semana. Procure uma unidade de saúde para receber a dose da vacina e atualizar a caderneta de vacinação”, afirma o secretário.

Para receber a dose, as pessoas a partir de 6 meses devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e CPF. É importante levar a carteira de vacinação, principalmente das crianças.

Advertisement

A imunização continua disponível de segunda a sexta-feira, nas Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família, das 08h às 16h.

Acamados

Idosos acamados e pessoas com dificuldade de locomoção severa que fazem parte do grupo prioritário podem agendar a vacinação contra a gripe através do link https://forms.gle/9yUwwuu7x5Tn8ceX8 para receber a vacina em casa. Basta fazer o cadastro no endereço eletrônico preenchendo um questionário informando nome completo, data de nascimento, sexo, CPF, endereço, condição de saúde da pessoa a ser vacinada e telefone para contato.

A doença – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.

A vacina da Influenza precisa ser tomada todo ano, já que a composição é atualizada com os tipos (cepas) que mais circulam pelo mundo. Os sintomas da gripe nem sempre podem ser a menos e ela pode evoluir para complicações como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), pneumonias e agravamento de outras doenças. A Gripe é uma doença séria e que pode levar a óbito.

Advertisement

Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos no mundo.

Documentos – Para receber a dose, as pessoas a partir de 6 meses devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade, CPF e carteira de vacinação.

Confira os locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca, Vital Brazil; Policlínica do Barreto; Policlínica Regional de Itaipu; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Policlínica Regional do Fonseca; Policlínica Regional de Piratininga; Policlínica Regional do Largo da Batalha e Policlínica Regional da Engenhoca.

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca.

Advertisement

Programa Médico de Família (PMF) por regionais: Região Oceânica – Cafubá III, Engenho do Mato e Várzea das Moças. Praias da Baía – Jurujuba, Preventório II, Souza Soares, Viradouro, Cavalão, Ponta D’areia, Vital Brazil. Norte 1 – Caramujo, Jonathas Botelho, Teixeira de Freitas. Norte 2 – Baldeador, Ilha da Conceição, Maruí, Vila Ipiranga. Pendotiba – Cantagalo, Grota II, Ititioca, Matapaca.

Continue Reading

Niterói

De volta para casa

Published

on

Após quase seis anos em terras niteroienses, chegou a hora de P.F. retornar à sua casa. A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), dentro da política de recambiamento do município, embarcou P.F. nesta quinta-feira (02) rumo à Portugal. De janeiro de 2020 até o início deste mês, 222 pessoas voltaram aos lares, entre recambios e reinserção familiar.

 O secretário de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, explicou a importância da política de recambiamento.

 “A atuação da nossa rede proteção socioassistencial é fundamental para garantia de direitos. Nesse caso, em especial, com os esforços de nossa equipe técnica, pudemos ajudá-lo no retorno para sua terra natal na perspectiva de reconstruir sua história, com seus familiares e amigos”, destacou o secretário.

O português de 45 anos, natural de Portimão, no Sul do país, desembarcou em Niterói em 2015. Há quase um ano, vivia nas ruas da cidade, quando foi encontrado pela equipe de Abordagem Social da SMASES. P.F. foi atendido no Centro Pop que passou a acompanhá-lo e, desde então, ele estava acolhido no hotel emergencial da prefeitura.

Advertisement

A coordenadora do Hotel Emergencial, Marta Oliveira, que o acompanhou hoje no embarque para sua cidade, contou que o usuário estava com problemas na documentação e vínculos familiares abalados.

“Durante a construção do Plano Individual de Atendimento (PIA), vimos que o usuário estava com pendência em seus documentos, pois o passaporte venceu em 2019. Além disso, os vínculos familiares estavam fragilizados devido à distância. Fizemos um trabalho junto ao Consulado e conseguimos uma autorização especial de embarque e também contato com a família que irá recebê-lo no aeroporto”, contou Marta.

P.F. chega na sexta-feira a Lisboa, em Portugal, onde será recebido pela família e já com uma oportunidade de emprego numa cozinha de restaurante. Ele embarcou após apresentar o exame negativo para Covid-19 e também o comprovante com as duas doses da vacina, tomadas durante o acolhimento no hotel.

“Minha expectativa é grande de retornar depois de tanto tempo no Brasil. Estou com saudades da minha casa e lá tenho mais oportunidades de trabalho. Agradeço a equipe da Prefeitura pelo tempo que fiquei acolhido e também pela possibilidade que me deram de poder retornar para casa e para a família”, contou ele.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Niterói tem o Programa de Recambiamento cujo objetivo, além do retorno de pessoas em situação de vulnerabilidade para suas cidades de origem, é garantir o fortalecimento dos vínculos familiares fragilizados. Além disso, é realizado um contato com a rede socioassistencial local que acolherá o usuário no seu retorno à família.

Advertisement

Continue Reading

Niterói

Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis é destaque em evento internacional

Prefeito Axel Grael apresentou a obra para gestores da América Latina

Published

on

O Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis foi destaque, nesta quarta-feira (01/12), durante o Fórum Latino-Americano de BiodiverCidades, realizado na cidade de Barranquilla, na Colômbia. O prefeito de Niterói, Axel Grael, apresentou a obra com soluções baseadas na natureza para prefeitos e gestores de quatro países da América Latina. O evento, promovido pela Prefeitura de Barranquilla e pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, teve como objetivo incentivar o desenvolvimento urbano e econômico com sustentabilidade e contou com a presença virtual do presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, que enviou um vídeo de saudação a todos os gestores. Participaram presencialmente o Ministro de Meio Ambiente da Colômbia, Carlos Eduardo Correa, o presidente executivo da CAF, Sergio Díaz-Granados e o prefeito de Barranquilla, Jaime Pumerajo, chefe do executivo da cidade que é considerada referência em sustentabilidade na Colômbia.

As obras do POP integram o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) e preveem a utilização de uma técnica inovadora na linha de soluções baseadas na natureza, adotadas em países que vêm privilegiando a proteção do meio ambiente. “Estão sendo implantados 35 mil metros quadrados de jardins filtrantes. Essas estruturas, além de comporem paisagisticamente o ambiente, tratam as águas dos rios e de escoamento superficial antes de aportarem à Lagoa de Piratininga”, explicou Axel Grael, que viajou à Colômbia a convite da CAF.

O projeto da Prefeitura de Niterói contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa de Piratininga, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados e a implantação de cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla. O POP Alfredo Sirkis também terá ecomuseu, trilhas, áreas de lazer, píeres de contemplação e para pesca, além de quadras esportivas e mirantes.

O prefeito Axel Grael participou do painel “BiodiverCidades e Inclusão Social”, promovido pelo Fórum, junto aos prefeitos das cidades argentinas de Luján e Córdoba, Leonardo Botto e Martín Llaryora, respectivamente. Na ocasião, o chefe do executivo reforçou que é fundamental que a estratégia de sustentabilidade caminhe em conjunto com os programas sociais da cidade.

Advertisement

“Hoje, nós temos a sustentabilidade e a melhoria da infraestrutura no eixo principal de desenvolvimento da cidade de Niterói”, disse Axel Grael, que também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos para Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, acrescentando que os municípios devem assumir um papel de protagonismo nas discussões sobre o futuro das cidades, desempenhando ações locais.

“As cidades precisam ter mais voz na tomada de decisão no caminho da sustentabilidade”, concluiu o prefeito.

Ao final do evento, representantes dos municípios da Colômbia, Argentina, Uruguai, Perú e Brasil, representada por Niterói, assinaram a Declaração de Barranquilla pelas Cidades Sustentáveis e a Biodiversidade: BiodiverCidades. O acordo visa  impulsionar um modelo de desenvolvimento urbano que respeite a biodiversidade. O objetivo do termo assinado é criar uma rede de cidades que protegem as suas áreas verdes e adotam Soluções Baseadas na Natureza. As cidades que assinaram a declaração, representadas por seus prefeitos, se comprometem a agirem através de um conjunto de ações a serem promovidas de agora em diante de acordo com a agenda da BiodiverCidade.

Equipamento multifuncional em Barranquilla – O prefeito Axel Grael aproveitou para conhecer a experiência da cidade de Barranquilla na implantação, há dois anos, do Malecón, uma área de lazer de 5 km ao longo do Rio Madalena. O projeto, que teve investimento de US$ 200 milhões e foi premiado, visa controlar enchentes, oferecer áreas de lazer para a população e promover a reforma urbana das regiões limítrofes.

Advertisement
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

%d blogueiros gostam disto: