CADERNO N MOTOR HOME

Motorhome de 7 m² tem quarto, sala, cozinha, banheiro e lavanderia

Apaixonado por viajar, Sergio Barino convidou a arquiteta Lucilla Mesquita (@arqlumesquita) para fazer parte da realização de um sonho: criar uma casa completa sobre rodas, que pudesse acompanhá-lo em suas aventuras em busca de rotas especialmente pensadas para apreciadores de cervejas artesanais.

O desenho da marcenaria, com predominância de faces ripadas, foi um ponto importante que foi realizado com insistência e respeito pelo projeto. A empresa executora, a CVE Chapecó, nunca tinha feito ripados em motorhomes (Foto: Bicubico / Divulgação)

Com aproximadamente 7 m², o motorhome, apesar de pequeno, é bem organizado, com soluções que facilitam o armazenamento. Não há móvel solto no interior do veículo, com exceção da cama da Bier, a cachorra companheira do viajante.

 

O MDF claro e amarelado ditou a paleta de cores do espaço. O piso vinílico acompanha praticamente o mesmo tom e o ripado dá estilo à decoração. Na parte da frente do motorhome, de um lado, os assentos do motorista e do passageiro podem ser virados para o interior do veículo durante uma parada. No meio, uma pequena mesa serve para pequenas refeições ou para trabalhar. Do outro lado, há mais uma opção de assento.

A escolha que norteou o uso de cores e de texturas foi o MDF Carvalho Malva, da Duratex, que predomina na parte interna do motorhome (Foto: Bicubico / Divulgação)

No centro do veículo, há o pequeno banheiro com chuveiro e a cozinha. A bancada da pia foi feita com granito nacional amarelo e as pastilhas seguem a mesma paleta da pedra. Nos fundos, há o quarto com a cama de casal. O motorhome ainda possui uma máquina de lavar roupas no porta-malas.

Na cozinha, há também um frigobar, um fogão e um microondas (Foto: Bicubico / Divulgação)

Durante os nove meses de duração do projeto, as adaptações de infraestrutura foram intensas. Toda a parte hidráulica, gás e elétrica precisaram ser desenvolvidas do zero para atender o banheiro, a cozinha e a iluminação.

Os acessórios, como tapetes e capachos de vinil, foram colocados na entrada e há outro interno, que é posicionado conforme a necessidade (Foto: Bicubico / Divulgação)

“Ele não economizou em recursos técnicos para solucionar a parte hidráulica, gás e elétrica. Ele primou pela máxima autonomia do veículo, até porque em alguns locais não há recursos completos”, conta Lucilla.

As cortinas decorativas são de gaze de linho bege. Todos os bancos são de couro automotivo marrom (Foto: Bicubico / Divulgação)

Foram implementadas cinco novas janelas para permitir a entrada de iluminação e de ventilação natural: sobre a mesa, na porta de correr lateral, no quarto e no banheiro. Os vidros fixos das portas traseiras foram revestidos com adesivo pelo lado externo e, pela parte interna, foram colocadas chapas de MDF para que houvesse melhor conforto ao dormir. Nos vidros frontais, há um trilho no qual corre uma cortina blackout para ajudar no conforto e na privacidade.

O motorhome também possui um toldo para ampliar a área coberta durante as paradas (Foto: Bicubico / Divulgação)
Na porta traseira, foi instalada uma mini lava e seca da Eletrolux desenvolvida especialmente para espaços pequenos (Foto: Bicubico / Divulgação)

Tags

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: