Connect with us

Niterói

Monitoramento da Praia do Sossego em um clique

Published

on

Niterói está em contagem regressiva para ver a Bandeira Azul hasteada na Praia do Sossego, no próximo dia 19. Mas antes disso, nesta terça-feira (16), o paraíso incrustado entre as praias de Camboinhas e Piratininga, na Região Oceânica, vai receber outro grande presente: a plataforma Coast Snap, na qual qualquer cidadão poderá contribuir com um grupo de cientistas no monitoramento das condições da praia. Basta fazer uma foto.

O Coast Snap é uma metodologia de monitoramento participativo, que consiste em utilizar fotos tiradas sempre de um mesmo local para monitorar as praias arenosas. Para funcionar, basta acoplar o celular no suporte de apoio fixo instalado na praia. Após fazer a imagem, o visitante ou banhista deve publicar a foto em suas redes sociais (Instagram ou Facebook) com a hashtag #CoastSnapSossegoRJ. Após isso, a equipe do projeto, formada por um grupo de geógrafos de universidades do Rio e de Niterói, encontra todas as fotos nas redes e realiza as análises.

A metodologia foi criada na Austrália por Mitchel Harley. Atualmente, já está em mais de 100 países. No estado do Rio, além da Praia do Sossego, o equipamento está presente na Praia do Peró, em Cabo Frio, e na Prainha, na capital, ambas certificadas com a Bandeira Azul. Praias do Ceará e de Santa Catarina também desenvolvem o projeto.

Em Niterói, o Coast Snap será conduzido numa parceria da Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) com o projeto de extensão Mar à Vista, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenado pela geógrafa Flavia Moraes Lins de Barros, pesquisadora que trouxe a metodologia para o estado do Rio.

Advertisement

Também integram o grupo de monitoramento geógrafos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da PUC-Rio.

Flávia explica que na Praia do Sossego, a partir de um conjunto de fotos em diferentes condições de mar e em diferentes épocas do ano, pretende-se estudar as variações da praia em termos de largura da faixa de areia, alcance máximo e mínimo das ondas e das marés, alterações na vegetação de restinga, a densidade populacional, presença de resíduos sólidos na faixa de areia e no mar e identificação de manchas de poluição no mar.

A pesquisadora acrescenta que, em curto prazo, algumas destas análises poderão ser utilizadas para difusão do conhecimento sobre a dinâmica das praias arenosas e compreensão da influência das ondas e marés nesta dinâmica. Já a longo prazo, os dados poderão revelar ciclos sazonais de variações e até mesmo colaborar para o estudo de mudanças ambientais e da subida do nível do mar.

Ciência Cidadã

Flávia destaca, ainda, que a importância do projeto na Praia do Sossego é contribuir para o monitoramento de uma praia de enorme qualidade ambiental, que se encontra muito bem preservada, que possui o selo de qualidade do Projeto Bandeira Azul e, portanto, que pode ser um exemplo positivo a ser seguido pela gestão de praias no Brasil.

“O principal benefício, em minha opinião, é permitir à população o engajamento social na ciência e nas questões ambientais e sociais associadas às zonas costeiras e marinhas. Este tipo de ação chama-se ciência cidadã, pois conta com o levantamento de dados científicos realizado por qualquer tipo de pessoa. Um outro benefício importante é o levantamento de um número muito grande de dados, o que seria inviável de se fazer sem a participação da sociedade”, afirma.

Advertisement

A pesquisadora lembra que qualquer pessoa interessada pode colaborar.

“A ideia é que seja feito por cidadãos comuns, que frequentam a praia, que se importam com o meio ambiente e que queiram levantar dados para ciência. Além disso, a participação de monitores ambientais de unidades de conservação e monitores do projeto Bandeira Azul é muito bem-vinda, porque eles podem agregar o conhecimento aos objetivos de conservação e manutenção da qualidade ambiental”.

A geógrafa afirma que o projeto só foi possível a partir da parceria firmada com a Prefeitura de Niterói, assim como com o Projeto Bandeira Azul e as autorizações concedidas pelos órgãos ambientais estaduais e municipais.

O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, destaca como característica principal do Coast Snap a participação da sociedade na preservação ambiental da Praia do Sossego.

“Este projeto de monitoramento participativo, além de contribuir com a ciência, é uma grande oportunidade para o cidadão que se preocupa com a preservação das praias de dar sua contribuição. Os frequentadores da Praia do Sossego com certeza terão uma sensação de pertencimento ao saber que sua foto estará ajudando a preservar este paraíso de Niterói”, afirma.

Advertisement

O subsecretário de Sustentabilidade, Allan Cruz, que trouxe o Coast Snap para Niterói, ressalta que a Praia do Sossego, com este projeto, entrará definitivamente no circuito de praias brasileiras vistas com olhar especial pela ciência.

“O Coast Snap é uma solução inovadora e ao mesmo tempo simples de monitorar a praia em tempo real a partir da contribuição dos cidadãos. Quando conheci o projeto, achei que ficaria perfeito para a Praia do Sossego, que é um belo cartão postal de Niterói e exemplo de praia ambientalmente sustentável. Com a Bandeira Azul, vamos desenvolver atividades de educação ambiental na praia e, com isso, os frequentadores poderão participar ativamente da preservação do local através deste projeto”, afirma.

Praia de Camboinhas também receberá o Coast Snap

A plataforma de monitoramento participativo também estará presente na Praia de Camboinhas em breve.

“Em relação à praia de Camboinhas, além de todos estes benefícios já citados, acrescenta-se o fato de que esta praia já apresenta episódios de erosão costeira durante as ressacas do mar. O projeto poderá acompanhar estes fenômenos e indicar o papel da vegetação de restinga e das dunas frontais na proteção do litoral”, explica.

Advertisement

Niterói

Lideranças comunitárias e empresariais de Niterói, se reuniram com o prefeito Axel Grael

Published

on

Ontem com lideranças comunitárias e empresariais de Niterói, se reuniram com o prefeito Axel Grael para discutir de que forma cada setor pode contribuir com o projeto de transformação digital da Prefeitura de Niterói.
O município está investindo R$2 bilhões no Pacto de Retomada da Economia, que prevê iniciativas e obras estruturantes, gerando empregos e deixando nossa cidade ainda mais atraente para negócios.
Niterói está promovendo estes encontros para conhecer os planos de investimentos da iniciativa privada, traçando uma estratégia única e potente para fazer Niterói seguir firme no caminho de desenvolvimento sustentável com justiça social.
Mesmo Niterói estando entre as dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, de acordo com o Ranking Geral do Connected Smart Cities 2021, o prefeito Axel Grael quer avançar cada vez mais como uma gestão eficiente, usando todos os recursos de tecnologia para agilizar os processos, diminuir burocracias e aumentar a capacidade de resposta à sociedade.

Continue Reading

Niterói

Programação esportiva tem atividades em praias e espaços públicos da cidade

Published

on

Niterói terá um mês de dezembro repleto de atividades esportivas e eventos ao ar livre que ocuparão praias e espaços públicos da cidade. Nesta sexta-feira (03), teve início a última etapa do Circuito Brasileiro de Futevôlei, na Praia de Icaraí. O evento antecede o Mundialito da modalidade, que acontece no mesmo local, também em dezembro, com a presença de estrelas internacionais. A cidade sedia ainda o desafio de futebol Mano a Mano, no Caminho Niemeyer, com a presença da rainha Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa. Haverá também uma competição inédita de Canoa Havaiana na Praia de Charitas. A programação esportiva do mês inclui o Projeto Grão de Areia e o Museu Itinerante de Esportes, além de outros eventos.

O Circuito Brasileiro de Futevôlei recebe grandes estrelas da modalidade em uma super arena montada na Praia de Icaraí, com duelos a partir das 9h, em frente à Rua Otávio Carneiro. O evento é organizado pelo campeão mundial de futevôlei Anderson Águia.

O tetracampeão Romário esteve na Arena nesta sexta-feira (03) e fez uma curta exibição. Até este sábado (04), participam do torneio nas areias de Icaraí o ex-zagueiro Aldair, também campeão mundial em 1994, e as duplas Jucilei/Luiz Alberto, Alberoni/Wescley, Felipe Bastos/Raphael e Ibson/Júnior, entre outras.

O torneio deste fim de semana antecede o Mundialito de Futevôlei, que está marcado para os dias 10 e 12 de dezembro, e vai contar com atletas de países como Colômbia, Uruguai, Chile, Peru, Canadá, Angola e Argentina.

Advertisement

O secretário municipal de Esporte e Lazer de Niterói (SMEL), Luiz Carlos Gallo, que está apoiando algumas atividades e organizando outras, celebrou o calendário de fim de ano em Niterói. “Vai ser um dezembro muito especial para o esporte em Niterói. Vamos receber grandes competições esportivas. Todas ao ar livre e em diversos espaços no município. Nossas equipes estão mobilizadas para apoiar todas as atividades de forma segura e para prestigiar atletas e modalidades diferentes. Esta é uma característica forte de Niterói”, destacou Gallo.

Para este sábado (04), estão programadas atividades esportivas na comunidade do Marítimo, no Barreto. No domingo (05), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer organiza mais um evento na Praça do Clube Luzitano, na Ilha da Conceição. A proposta municipal é levar diversão e alegria às crianças da região.

Também no domingo (05), às 9h, quem quiser poderá relaxar participando do projeto “Niterói em Equilíbrio”, com a última aula do ano de Yoga gratuita, que será ministrada em frente à Rua Otávio Carneiro, em Icaraí.

No mesmo dia, o único evento de velocidade do Brasil envolvendo canoas havaianas chega em águas niteroienses. O Imua Speed, com raias montadas na praia de Charitas, reúne vários clubes do estado do Rio. A raia da Baía de Guanabara favorece a prática da modalidade. Por esse e outros fatores, Niterói hoje é reconhecida como polo do esporte com três mil remadores e 35 clubes.

No próximo fim de semana, haverá a Copa das Comunidades no sábado (11). O evento acontece no Campo do Cruzeiro, em Pendotiba, das 8h às 10h. A competição reúne atletas Sub-13, na categoria masculino, e sem limites de idade no feminino.

Advertisement

As atividades incluem ainda o Circuito Rio Beach Tennis, de 17 a 19 de dezembro, na praia de São Francisco.

Continue Reading

Niterói

Estrelas da seleção feminina de futebol dão show de bola em Niterói

Published

on

Neste domingo ensolarado (5), um campo de futebol montado no Caminho Niemeyer, administrado pela Prefeitura de Niterói, recebeu as “Donas do Jogo”, as estrelas da seleção brasileira de futebol feminino Marta, Debinha e Cris. O torneio de ‘Mano a Mano’ contou com três times, nomeados de ‘Brabas do Empoderamento’, ‘Feras do Respeito’ e ‘Rainhas da Igualdade’ e tinha como um dos objetivos chamar a atenção para a representatividade do futebol feminino, buscando mais igualdade e respeito nesse esporte que é paixão nacional.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a vocação da cidade para o esporte e a boa infraestrutura hoteleira e de espaços para abrigar eventos de todo tipo. Além disso, ele reforçou o cuidado neste momento de retomada da economia, do cotidiano das pessoas, das atividades e dos eventos.

“É importante que a gente vá gradativamente e seguindo com os cuidados sanitários. Este é um evento que deu uma grande visibilidade para Niterói. O espaço do Caminho Niemeyer está sendo cada vez mais reconhecido como um espaço privilegiado para receber esses eventos, com uma vista maravilhosa e de fácil acesso para o público e os participantes. Sou de uma família de esportistas. Aprendi desde cedo o poder transformador do esporte. Um evento como este contribui para fazermos de Niterói uma cidade cada vez mais humana e solidária, que reconhece o papel da mulher na sociedade”, disse o prefeito que lembrou ainda que eventos desse porte movimentam a nossa cidade e a nossa economia.

O evento ocorreu seguindo todos os protocolos sanitários, como o uso de máscaras e o limite de público. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, essa tem sido uma grande preocupação na retomada das atividades.

Advertisement

“Sabemos da nossa responsabilidade. Niterói deu exemplo no trabalho com a pandemia e baseado nisso estamos agindo com cautela, mas trazendo de volta as atividades esportivas. Niterói tem esse potencial para o esporte e trazer o ‘Mano a Mano’ é mais um exemplo de como a cidade tem sido respeitada dentro do nosso país. Niterói tá sendo prioridade para muitos eventos que vem acontecendo e que vão acontecer. Isso é um motivo de muita alegria. Além disso, é também uma forma de mostrar mais igualdade com o esporte feminino que sempre foi tão discriminado”, contou o secretário.

O campeonato deste ano já é a sétima edição do ‘Mano a Mano’. Com a vista para a Baía de Guanabara, um mini campo de futebol foi montado no espaço do Caminho Niemeyer. A presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Barbara Siqueira, reforçou a importância de atividades como essa para o empoderamento, destacando o protagonismo feminino.

“É um prazer enorme receber a primeira grande atividade esportiva desta retomada do novo normal aqui no Caminho Niemeyer. É uma honra, principalmente por ser um evento esportivo feminino e com essas grandes jogadoras que representam nosso país pelo mundo. Queremos construir uma Niterói cada vez mais criativa, atrativa e que seja para todos e todas, com empoderamento e respeito. Esse evento mostra que nós mulheres podemos estar onde nós quisermos”, destacou Bárbara.

O ‘Mano a Mano’ contou com três times de quatro jogadoras cada (três titulares e uma reserva). As equipes jogaram entre si partidas de sete minutos de duração e as duas melhores equipes foram para a grande final, que teve dez minutos e foi decidida nos pênaltis. Mesmo não vencendo o torneio, Marta, a rainha do futebol, foi aclamada pela torcida a todo tempo, que vibrou e gritou seu nome. Segundo ela, eventos como este são importantes para engrandecer a luta da mulher no esporte.

“Eventos como esse mostram que a gente está no caminho certo. A gente luta por igualdade e respeito, então essas atividades só têm a engrandecer o momento do futebol feminino, do esporte e da mulher como protagonista no esporte. Que seja um evento pioneiro e que a gente possa presenciar vários outros porque é importantíssimo”, declarou a atleta que já foi eleita seis vezes a melhor jogadora pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Advertisement

O torneio de hoje contou com três equipes. O Brabas do Empoderamento teve Marta, Vitoria de Jesus Santos, Byanca Beatriz Alves de Araújo e Beatriz Pereira dos Santos. O time Feras do Respeito contou com Cris, Julia Bianchi, Maria Luiza Schwaizer e Vivian Cardoso Dos Santos. Já o Rainhas da Igualdade teve Debinha, Maria Luiza Souza Nogueira, Bruna Santos Nhaia e Patrícia da Silva Sochor em sua escalação e foi o campeão do dia. A plateia reuniu crianças de alguns projetos sociais de Niterói que puderam ver seus ídolos de perto.

O ‘Mano a Mano’ é um evento criado pela Dream Factory e pela X3M, baseado na disputa entre atletas de alta performance, em um local inusitado montado especialmente para o projeto. A primeira edição, em 2013, trouxe Usain Bolt para uma prova de atletismo. O jamaicano retornou nas duas edições seguintes, em 2014 e 2015. Em 2016 e 2017, o desafio contou com o velocista norte-americano Justin Gatline, em 2018, a competição foi nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, com o duelo entre Isaquias Queiroz e o alemão Sebastian Brendel na canoagem.

Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

%d blogueiros gostam disto: