TODO ESPORTE

Maracanã ficará fechado por pelo menos 20 dias

O período de paralisação do Maracanã para recuperação do gramado vai durar pelo menos 20 dias. A previsão é a de que até o dia 16 de setembro – e a partir deste domingo, dia 27 de agosto – não sejam realizados jogos no gramado, deteriorado por 55 partidas este ano.

O prazo vai depender do sorteio da final da Copa do Brasil, que será realizado na próxima semana. Os jogos da decisão serão nos dias 17 e 24 de setembro. Caso a volta seja disputada no Maracanã, o gramado será preservado por mais uma semana para melhor recuperação do campo.

Assim, Flamengo e Fluminense precisarão mandar um jogo cada em outro estádio. O Tricolor negocia para atuar em Volta Redonda contra o Fortaleza, no dia 3, enquanto o Rubro-Negro estuda jogar em São Paulo contra o Athletico-PR, no dia 13.

O Fluminense pode jogar mais uma vez fora do Maracanã, diante do Cruzeiro, no dia 23. O palco da partida depende do sorteio da final da Copa do Brasil. Se o Flamengo mandar em casa o jogo de ida contra o São Paulo, no dia 16, o Tricolor enfrentará a Raposa no Maracanã.

Nesta terça-feira, a administração decidiu fechar o estádio a partir do próximo domingo. Antes do fechamento, o Fluminense enfrenta o Olimpia, pela Libertadores, na quinta, e o Flamengo recebe o Internacional, no sábado, pelo Brasileirão.

Nesta quinta-feira, pela manhã – horas antes de Fluminense x Olimpia, pelas quartas de final da Libertadores -, uma equipe da Conmebol vai visitar o estádio para avaliar o estado do gramado. O Maracanã vai receber a final da competição, no dia 4 de novembro, e o campo é motivo de preocupação. A Conmebol abriu investigação contra o Flamengo pelas condições do gramado ainda nas oitavas de final contra o Olimpia.

As visitas da Conmebol são constantes até o período próximo da final. Há duas semanas, houve também uma ida de representantes da confederação para tratar da segurança no estádio.

Nesta segunda, iniciou-se o trabalho para recuperação. Cerca de cinco operações foram feitas ao longo do dia, entre elas cortes rotativos e descompactação para a aeração no campo, de forma que a grama absorva melhor os nutrientes. No fim do dia, uma adubação para que a grama volte a crescer mais rapidamente.

A programação continuará entre terça e quarta. O próximo passo é o enxerto nas áreas que abriram. Depois, mais pulverização com nutrientes pesados para minimizar os danos causados. A expectativa é que o gramado apresente uma melhora até a partida de quinta-feira entre Fluminense e Olimpia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo