Destaque ELEIÇÕES 2022 POLÍTICA

Lula tem 47% das intenções de voto e Bolsonaro, 29%; Ciro tem 8%

Pesquisa ouviu eleitores nesta quarta-feira (27) e quinta (28)

Pesquisa Datafolha realizada de 27 a 28 de julho de 2022 mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto no 1º turno das eleições. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 29%. A distância entre os 2 é de 18 pontos percentuais.

O levantamento entrevistou 2.566 eleitores em 183 cidades e tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos. Está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01192/2022, custou R$ 473.780,00 e foi pago pelo Grupo Folha.

No Brasil, para ser eleito no 1º turno, o candidato precisa receber 50% mais 1 dos votos válidos, pelo menos. Ou seja, o vencedor precisa ter mais votos do que todos os adversários somados. Nesse cálculo, não são considerados os votos em branco ou nulos.

Com 47%, Lula venceria a disputa já no 1º turno, já que a combinação dos votos dos demais candidatos é de 42%.

Ainda isolado na 3ª colocação da disputa, o pré-candidato do PDT à Presidência da República Ciro Gomes registra 8% das intenções. A senadora Simone Tebet (MDB) tem 2% e o deputado federal André Janones (Avante), 1%. Vera Lúcia Salgado (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) também marcam 1%.

Leia abaixo os resultados do cenário estimulado em 1º turno:

Lula (PT): 47% – manteve (47% no levantamento anterior);
Jair Bolsonaro (PL): 29% – manteve (28% no levantamento anterior);
Ciro Gomes (PDT): 8% – manteve (8% no levantamento anterior);
Simone Tebet (MDB): 2% – manteve (1% no levantamento anterior);
André Janones (Avante): 1% – manteve (2% no levantamento anterior);
Pablo Marçal (Pros): 1% – manteve (1% no levantamento anterior);
Vera Lúcia (PSTU): 1% – manteve (1% no levantamento anterior);
branco/nulo/nenhum: 6% – manteve (7% no levantamento anterior);
não souberam responder: 3% – manteve (4% no levantamento anterior);

Os pré-candidatos Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram. Brancos e nulos são 6%. Já 3% não têm opinião formada.

Em pesquisa divulgada na 4ª (27.jul.), o Datafolha mostrou que 51% dos eleitores de 16 a 19 anos nas 12 maiores capitais brasileiras preferem Lula (51%) a Bolsonaro (20%) no 1º turno. Ciro tem 12% nesse grupo demográfico. Os demais pré-candidatos marcam 1% ou não pontuam.

Em uma simulação de 2º turno entre os líderes da pesquisa, 61% dos entrevistados disseram ter a intenção de reconduzir o petista ao Planalto. Já 27% querem reeleger o atual presidente.

2º TURNO
O Datafolha também testou 3 cenários de 2º turno. Em um eventual embate direto entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 55% dos votos, contra 35% do atual presidente. 7% votam em branco em nulo nessas circunstâncias, e 2% não souberam responder.

No confronto entre Lula e Ciro, o ex-presidente seria novamente eleito, dessa vez com 52% dos votos. O pedetista tem 33%. Os votos em branco ou nulos representam 14%. Os mesmos 2% não sabem dizer.

Já em um 2º turno travado entre Bolsonaro e Ciro, o ex-governador do Ceará tem 51% dos votos. O chefe do Executivo, 38%. São 10% os eleitores que dizem preferir anular ou votar em branco nesse cenário. Novamente, 2% não têm opinião formada.

Publicações do autor

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: