
Uma linha de ônibus entre o Centro de Niterói e a Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, está aprovada e pode começar a circular . O secretário estadual de Transporte e Mobilidade, Washington Reis, e o subsecretário estadual de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, anunciaram que as informações sobre a nova linha serão publicadas oficialmente pelo Detro nesta segunda-feira e, uma vez feito isso, a linha pode começar a circular, inclusive já na própria data
O subsecretário, que é de Niterói, disse que esta é uma demanda antiga da cidade e que desde 2021, quando era deputado estadual, luta pela implementação do trajeto.
— Essa ligação é uma demanda antiga e gigantesca. A publicação pelo Detro pode ser feita a partir da próxima segunda-feira (30) e, uma vez feito isso, a linha já pode começar a circular, inclusive a partir da própria data da publicação. Enquanto não temos o metrô, a solução mais rápida é essa. Um estudo de destino-origem mostra que Niterói era a segunda centralidade do estado e perdeu, agora, para a Barra. São duas centralidades muito importantes. Muita gente mora em Niterói e trabalha na Barra e vice-versa. Muitas empresas deixaram o Centro do Rio e foram para a Barra — justifica Peixoto.
O subsecretário disse que pleiteia a circulação de dois trajetos, um pela Linha Amarela e outro pela Zona Sul. A intenção é que a linha seja criada a partir da extensão de outra já existente, o que facilitaria sua implementação.
—Existem duas opções: estender uma linha que já existe ou criar uma nova. Mas o objetivo é que tenhamos uma opção pela Linha Amarela, por ser mais rápido. Poderia ser Niterói x Barra A e B. Fiz as minhas indicações; agora estou na expectativa do resultado do estudo técnico — diz Peixoto.
O projeto inicial era ter uma linha urbana e outra executiva, a 700D e a 1700D, com chegada no shopping Aerotown, na Barra da Tijuca, onde já existe um ponto de embarque operado pela Auto Viação 1001. Atualmente, do centro comercial partem ônibus da empresa para a Região dos Lagos e outros municípios fluminenses.