NOTÍCIAS Tecnologia

Leilão do 5G é nesta quinta

A Anatel dá início nesta quinta-feira (4) ao leilão do 5G, a nova geração de internet móvel com velocidade 100 vezes maior do que o sistema atual.

Ao todo, serão oferecidos 183 lotes das quatro frequências da tecnologia no país – 15 empresas apresentaram propostas.

Mais do que agilidade para baixar arquivos, a nova banda larga permitirá conectar diversos equipamentos à rede e garantirá mais praticidade à vida das pessoas e das empresas.

De acordo com o presidente da Comissão de Licitação do 5G, Abraão Albino, serão criadas ainda mais opções ao trabalho à distância.

As operadoras vencedoras do 5G terão de levar internet de qualidade às escolas do país e a todas as rodovias federais.

A expectativa é de investimentos em torno dos R$ 50 bilhões.

A intenção é que o serviço esteja disponível em todas as capitais até julho do ano que vem.

TESTE

A zona rural de Londrina recebeu a primeira antena de internet 5G do sul do país. Por enquanto, o equipamento está sendo usado para testes pelo setor agrícola.

A antena foi instalada na área da Embrapa Soja. O espaço é conhecido por ser um polo de desenvolvimento tecnológico para o campo. O setor produtivo pode ser fortemente impactado pela chegada do 5G.

Para o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, a tecnologia deve permitir uma maior comunicação entre as próprias máquinas.

Com a nova tecnologia, o produtor terá acesso a dados de qualquer lugar do mundo, possibilitando que a gestão de propriedades rurais, por exemplo, possa ser feita a distância.

A expectativa é que o sinal transmitido pela antena de Londrina, nesta fase experimental, chegue a todos os equipamentos que estiverem em um raio de 3km e que tenham tecnologia capaz de receber o sinal.

O planejamento do governo federal é alcançar todas as capitais brasileiras com o sinal 5G até 2022 e o país inteiro até 2028.

Tags

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Leia o QR Codes e tenha a Rádio JN a um clique no seu smartphone Android

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu iPhone

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu smartphone Android

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: