Connect with us

BORA VIAJAR

ITA, companhia aérea do grupo Itapemirim, suspende ‘temporariamente’ as operações

Aos funcionários, a empresa afirmou que eles devem procurar o departamento de recursos humanos, a partir de segunda-feira, para terem mais informações

Published

on

Às vésperas da temporada de fim de ano, o Grupo Itapemirim anunciou que suspendeu “temporariamente” as operações da companhia aérea ITA para uma “reestruturação interna”. Segundo a empresa, a decisão foi tomada por necessidade de ajustes operacionais, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já foi informada.

Por nota, a companhia informou que a suspensão começa na noite desta sexta-feira, 17, e que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br. “A companhia irá dedicar o máximo esforço para, em breve, retomar seus voos”, diz o comunicado. Aos funcionários, a empresa afirmou que eles devem procurar o departamento de recursos humanos, a partir de segunda-feira, para terem mais informações.

Desde que começou a operar, em julho deste ano, a ITA é alvo de denúncias de trabalhadores por atrasos em pagamentos. Em novembro, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que representa pilotos e tripulantes de voos, entrou, com uma ação coletiva na Justiça pedindo a regularização do pagamento de salários atrasados, diárias de alimentação e vale-alimentação, além do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Apesar de fazer parte do grupo Itapemirim, que está em recuperação judicial, a companhia aérea não se encontra na mesma situação. Ainda assim, a administradora judicial do grupo, a EXM Partners, destacou, em relatório referente a setembro, que a ITA já consumiu R$ 39,9 milhões do grupo.

Advertisement

A EXM afirmou também já ter pedido esclarecimentos da empresa, mas que o grupo alegou sigilo de mercado para não apresentá-los.

Continue Reading
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

BORA VIAJAR

Visconde de Mauá – RJ – Pousada Um Lugar de Mato Verde

Published

on

A bela e charmosa pousada um lugar de mato verde, localizada no vale do pavão (VISCONDE DE MAUÁ), um lugar de mata preservada, a pousada possui riachos, rios e nascentes, todo o abastecimento de agua da pousada é 100% mineral, é um lugar, com uma área de lazer maravilhosa, os quartos são decorados com bom gosto e requinte, tudo para deixar o hospede bem confortável e tranquilo…

Continue Reading

BORA VIAJAR

Teresópolis lança ferramenta digital para divulgar seus pontos turísticos

Published

on

A partir de agora, turistas e moradores de Teresópolis contam com uma ferramenta de alta tecnologia para acessar, via smartphone, informações sobre os pontos turísticos do município. É o aplicativo Smart Tour, lançado pelo Prefeito Vinicius Claussen e o secretário municipal de Turismo, Mauricio Weichert.

Os serviços foram adquiridos pela Gestão Municipal, por meio de licitação, da startup Smart Tour Brasil, voltada para a gestão pública do Turismo e que atua com a criação de soluções inovadoras com foco na implantação de Destinos Inteligentes.

“A plataforma, além de tornar a experiência de moradores e turistas mais interativa e divertida, também disponibiliza a geração de dados precisos em tempo real para a gestão pública de Turismo, auxiliando em tomadas de decisão rápidas e assertivas. E isso acontece através de uma empresa conceituada por sua atuação inovadora na área e premiada pelo Ministério do Turismo. São os nossos atrativos turísticos disponíveis na palm a da mão”, assinala o Prefeito Vinicius Claussen.

O Smart Tour funciona da seguinte forma: é possível baixar gratuitamente o aplicativo através da Play Store (Android) ou APP Store (IOS). Após o download e instalação, basta habilitar o bluetooth em até 70 metros de determinado atrativo e pequenos dispositivos de localização indoor passam as informações e sugestões diretamente na tela do smartphone do usuário, sem necessidade de buscas na internet ou qualquer tipo de p esquisa, tudo em tempo real.

Advertisement

Há a possibilidade também de fazer a leitura do QR Code nas placas de sinalização instaladas em 20 pontos turísticos do município, sem necessidade de uso do aplicativo, utilizando apenas a câmera do celular. São eles: Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura; Casa da Memória Arthur Dalmasso; Feirarte – a popular Feirinha de Teresópolis; Horto Municipal; Praça Senta a Pua/Soberbo; Praça Nilo Peçanha/Alto; Praça Baltasar da Silveira/Várzea; Fonte Judite; Igreja Matriz de Santo Antonio do Paquequer ; Mirante das Lendas; Lago Comary; Mirante da Colina; Parque Nacional da Serra dos Órgãos; Pedra do Elefante; Parque Estadual dos Três Picos – Sede Vale da Revolta e Sede Jacarandá; Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis – sede Pedra da Tartaruga e Sede Santa Rita; Vale dos Frades e Mirante do Alto de Vieira.

Além de interagir com quem visita os atrativos de Teresópolis, o sistema dá acesso a uma pesquisa de satisfação que pode ser usada para identificar o perfil do turista que visita a cidade. “Com essas informações, e respeitando a lei sobre dados, a Gestão Municipal pode planejar suas ações com mais assertividade e implantar políticas públicas mais eficientes para o segmento do Turismo. Nosso intuito é que este turista fique conosco mais tempo e visite mais atrativos, fazendo dinheiro novo circular na cidade”, frisou Maurício Weichert.

Por meio das Rotas Inteligentes, a Smart Tour busca contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de experiências turísticas positivas, além de trazer um avanço tecnológico inovador e de ponta para o município, com o intuito de maximizar os pontos fortes e gerar mais benefícios no Turismo de Teresópolis. “A Smart Tour vai contribuir para Teresópolis se tornar um município mais digital e inclusivo para seus moradores e também para se consolidar como um de stino turístico mais inteligente e eficiente para seus visitantes”, completou Vinicius Oberg, secretário de Ciência e Tecnologia.

Continue Reading

BORA VIAJAR

2022 terá 11 feriados que prometem impulsionar o turismo doméstico no Brasil

Este ano, feriados prolongados e dias de ponto facultativo movimentaram milhões de turistas pelo país e estimularam a retomada do setor

Published

on

O ano de 2021 foi marcado pela retomada dos números positivos do setor de turismo, com destaque para o aumento das viagens domésticas e a alta na movimentação de passageiros em portos, aeroportos e rodovias do país. Grande parte desse fluxo de turistas ocorreu nos feriados prolongados, que estimularam os deslocamentos. Em 2022, o cenário deve continuar propício para o turismo interno, uma vez que, dos 14 dias de folga definidos para o próximo ano – entre feriados nacionais e pontos facultativos –, apenas três caem em finais de semana. (Confira a lista completa no final do texto)

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os 11 dias de descanso em dias úteis previstos para 2022, além daqueles estabelecidos por estados e municípios, são uma grande oportunidade para o turismo doméstico.

“Este ano, vimos o turismo interno deslanchar, e os feriados prolongados foram essenciais para isso. Para 2022, a perspectiva é a melhor possível! Os turistas retomaram a confiança em viajar, estão reencontrando suas famílias, amigos e descobrindo lugares novos, diante do avanço da vacinação e a adoção de protocolos sanitários no setor de Turismo. Tudo isso estimula a movimentação do setor e, consequentemente, da economia, gerando emprego e desenvolvimento ao país”, avaliou.

Para se ter uma ideia do que esperar do próximo ano, apenas nos últimos três feriados nacionais prolongados de 2021 (Finados, Proclamação da República e Nossa Senhora Aparecida) mais de 6 milhões de passageiros embarcaram nos principais aeroportos do país e a ocupação hoteleira se manteve entre 75% e 95%. Já neste fim de ano, mais de 6,7 milhões de viajantes devem passar por alguns dos mais importantes terminais aéreos.

Advertisement

Em se tratando de viagens rodoviárias, em 2021, as buscas por passagens nos feriados de Natal e Réveillon estão 43% mais altas que 2019, ano pré-pandemia. Os dados são da ClickBus, plataforma online de venda de passagens de ônibus. Segundo a empresa, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Belo Horizonte estão entre as mais buscadas por quem pretende viajar em ambos os feriados.

VIAGEM RESPONSÁVEL – Para uma retomada segura e responsável das viagens pelo país, o Ministério do Turismo incentiva a adesão ao Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro por parte de turistas e estabelecimentos turísticos. O Selo estabelece protocolos de biossegurança a 15 atividades do setor, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, além de um conjunto de orientações a turistas. Atualmente, mais de 30 mil selos já foram emitidos em todo o país. Saiba mais AQUI.

Confira os feriados e dias de ponto facultativo nacionais de 2022

1º de janeiro (sábado) – Confraternização Universal (feriado nacional);
28 de fevereiro (segunda-feira) – Carnaval (ponto facultativo);
1º de março (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo);
2 de março – quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14 horas);
15 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional);
21 de abril (quinta-feira) – Tiradentes (feriado nacional);
1º de maio (domingo) – Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
16 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo);
7 de setembro (quarta-feira) – Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro (quarta-feira) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro (sexta-feira) – Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
2 de novembro (quarta-feira) – Finados (feriado nacional);
15 de novembro (terça-feira) – Proclamação da República (feriado nacional);
25 de dezembro (domingo) – Natal (feriado nacional).

 

Advertisement

Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

%d blogueiros gostam disto: