Mais um passo na construção da Nova Catedral de Niterói
Hoje, 21 de agosto, foi concluída a laje do coro da “Obra de Fé”, graças à generosidade dos colaboradores, a Nova Catedral, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, está se tornando realidade para a Igreja particular de Niterói. A Arquidiocese, sob a liderança de Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano de Niterói, continua firme em sua missão de erguer um espaço sagrado que acolherá milhares de fiéis arquidiocesanos e visitantes.
A Construção está localizada de forma privilegiada às margens da Baía de Guanabara, promete se tornar um ícone de fé e cultura. Sua imponência será destacada por uma cúpula de 60 metros de diâmetro e uma nave central de 80 metros, com capacidade para até cinco mil pessoas.
A Catedral São João Batista é mais do que um edifício religioso; ela representa a fé e a devoção de um povo e carrega símbolos profundos. A cúpula, por exemplo, evoca o solidéu, enquanto os pilares remetem à mitra, insígnias utilizadas pelo bispo nas celebrações litúrgicas.
O padroeiro da Catedral, São João Batista, conhecido como o precursor de Jesus, inspira a comunidade a seguir o caminho da fé e do serviço ao próximo. O projeto, iniciado em 2014, recebeu a bênção de dois Papas: João Paulo II e Francisco.