DESTAQUENITERÓI

Prefeito Axel Grael discursa na ONU sobre desenvolvimento sustentável

O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), esteve presente nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11) na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Ele  participou do Fórum de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável de 2024.

O evento, principal fórum da ONU sobre o tema, serviu como plataforma para destacar os investimentos do município em contenção de encostas, bem como ações de resiliência e na criação da pioneira Secretaria do Clima no país.

“Às vezes me perguntam por que nossa cidade é tantas vezes convidada a apresentar nosso trabalho. Isso acontece porque Niterói lidera e mostra que é possível que as cidades atuem para mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, disse Grael, ao fazer um balanço de sua participação no evento

O fórum de 2024 teve coordenação do Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC).  E abordou o tema “Reforçando a Agenda 2030 e erradicando a pobreza em tempos de múltiplas crises: a entrega eficaz de soluções sustentáveis, resilientes e inovadoras”. Nesse sentido, o prefeito Axel Grael, a convite da Organização de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), representou os municípios da rede no evento.

“Pude sentar naquela cadeira com a confiança de ser o prefeito de uma cidade que executa o maior plano de resiliência do país, investindo R$ 1 bilhão ao longo da última década para prevenir deslizamentos e inundações, que criou a primeira Secretaria do Clima do País e a ciclovia mais movimentada do Brasil.

Em sua fala no evento, Grael salientou iniciativas relevantes de Niterói. Por exemplo, a aprovação do novo plano de uso do solo urbano com base em conceitos sustentáveis. Igualmente, sobre a transição energética da frota de transportes públicos. E, ainda, da implementação da circulação de bicicletas na Marquês do Paraná, a ciclovia mais movimentada do Brasil.

“Estamos implementando o maior plano de resiliência do país, investindo um bilhão de reais ao longo da última década para prevenir deslizamentos de terra e inundações. Nós sabemos que as alterações climáticas terão impacto sobre todos nós, mas as consequências mais graves serão sentidas especialmente pelos mais vulneráveis. Portanto, priorizamos nossos esforços no aumento da resiliência nas comunidades”, disse.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo