Connect with us

Niterói

Guarda Municipal de Niterói usa bicicletas para fiscalizar carros nas ciclovias

Published

on

Agentes da Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal de Niterói aderiram à bicicleta para fiscalizar a rede cicloviária entre a Zona Sul e o Centro da cidade. Com o reforço de mais duas bicicletas doadas pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, as equipes começaram a percorrer a região para garantir a segurança dos ciclistas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo na ciclovia ou ciclofaixas é infração considerada gravíssima, com multa de R$ 880,41.

O coordenador da Guarda Municipal, Jociley Martins, frisou que o serviço de patrulhamento nas ciclovias já era realizado pela Guarda Municipal de Niterói, antes da pandemia.

“Com a retomada gradual ao novo normal, o número de infrações de trânsito vem aumentando. O que nos fez tomar a decisão de retornar com esse tipo específico de serviço. E com a doação das bicicletas, optamos por realizar o ciclopatrulhamento preventivo das ciclovias e ciclofaixas, com o objetivo de fiscalização e educação no trânsito, aproximando nossos agentes da população. Acreditamos que essa medida coibirá o cometimento de novas infrações, além de conscientizar sobre a importância e o respeito ao espaço do ciclista”, detalhou.

O coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, disse que a definição das rotas de fiscalização foi feita em parceria com o coletivo Pedal Sonoro.

Advertisement

“Ao ser realizado por guardas em bicicletas, o trabalho de fiscalização passa a ter a escala e a sensibilidade às questões relativas ao ciclista. Além de ser um projeto necessário, é um excelente exemplo de integração do governo, sociedade civil organizada e o setor privado”, defendeu.

Malha cicloviária – Nos últimos anos, Niterói triplicou a sua rede cicloviária, que hoje está em 48 quilômetros. Já em andamento, o sistema cicloviário da Região Oceânica vai implantar 60 quilômetros. Até 2024, serão 120 quilômetros  de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas. Segundo o Niterói de Bicicleta, desde 2015 o número diário de bicicletas circulando nas principais vias do município quintuplicou. Em 2017, foi inaugurado o bicicletário Araribóia, ao lado da Estação das Barcas, que oferece 446 vagas e tem 11 mil usuários cadastrados.

Continue Reading
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Niterói

Plano Chuvas de Verão, treinamentos e exercícios simulados marcam a primeira Semana de Proteção e Defesa Civil de Niterói

Published

on

Para marcar o Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres, celebrado nesta segunda-feira (29), a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia (SMDCG), realizará uma semana com diversas ações voltadas à temática de redução de riscos e resiliência. A Semana de Proteção e Defesa Civil de Niterói começa no sábado (27), às 8h, com o exercício simulado na comunidade Martins Torres, cujo objetivo é preparar a população para a necessidade de evacuação diante do alerta de sirenes em casos de chuvas intensas. Nesse exercício, além do treinamento dos moradores, também é colocado em prática o aprendizado dos voluntários formados nos Núcleos de Defesa Civil (NUDECs). O simulado contará com a participação das demais agências e secretarias que compõem o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, que atuarão de acordo com o plano de contingência para resposta a desastres geológicos.
Na segunda-feira (29), às 8h, no Caminho Niemeyer, será realizada a capacitação dos agentes públicos das Administrações Regionais do município. O objetivo é treinar os funcionários para desempenhar ações de proteção e defesa civil e conhecimento do plano de contingências. A partir do treinamento, as Administrações Regionais passarão a integrar o Sistema de Proteção e Defesa Civil, e vão exercer atividades específicas de prevenção e atendimento aos moradores em caso de desastre. Também na segunda-feira (29), às 15h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), o prefeito Axel Grael; o vice-prefeito Paulo Bagueira; e o secretário de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, farão o lançamento do Plano Chuvas de Verão. O plano será apresentado aos órgãos da administração municipal e demais órgãos, como o Corpo de Bombeiros, com o objetivo de detalhar as ações emergenciais a serem desempenhadas em situações de emergência provocadas por chuvas intensas.

Na terça-feira (30), às 8h, no auditório do Caminho Niemeyer, vai acontecer a segunda parte do treinamento dos agentes públicos das Administrações Regionais. Na tarde do mesmo dia, no auditório da Cidade da Ordem Pública, será realizado o treinamento dos agentes da Guarda Municipal, que serão preparados para diversas atuações voltadas à proteção dos cidadãos em casos de emergência.

Na quarta-feira, dia 1º de dezembro, às 8h, no Caminho Niemeyer, será realizado o treinamento dos agentes de trânsito da cidade. A capacitação tem o objetivo de promover o alinhamento das ações para o caso de emergências relacionadas a possíveis alagamentos em vias públicas. Às 13h do mesmo dia, será a vez de capacitar os funcionários das clínicas dos Médicos de Família. A ideia é aproveitar a característica de intensa interatividade destes profissionais com a população. Os funcionários das clínicas serão atores importantes para o desempenho de ações preventivas e de resposta em casos de desastres.
Na quinta-feira (02), às 9h, no Caminho Niemeyer, será realizado um exercício simulado de mesa, que contará com a Secretaria de Estado de Defesa Civil, além das defesas civis dos municípios da região metropolitana. A ação tem o objetivo de exercitar as ações coordenadas entre os municípios a partir do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. A dinâmica do exercício simulado contará com o desenvolvimento de cenários de desastres que extrapolem os limites dos municípios e que, consequentemente, demandem a interação e a coordenação das ações a partir da Defesa Civil do estado.
Na sexta-feira (03), de 8h às 10h, no Plaza Shopping Niterói, também será realizado um exercício simulado de emergência. Por ser um local de grande concentração de pessoas, será simulado um acidente com um veículo com a sequência de possíveis danos à estrutura do shopping. Haverá uma série de ações simuladas de emergência com necessidade de atuação de equipes do shopping, Segurança, Defesa Civil, Trânsito, SAMU e Corpo de Bombeiros. Também na sexta (03), às 13h, ocorrerá o Webinário do CEPPreD (Centro de Estudos e Pesquisas em Prevenção de Desastres), órgão resultante da parceria entre a UFF, por meio do Mestrado de Defesa e Segurança Civil, e a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia. Com o tema “Desafios e Perspectivas em Prevenção de Desastres”, o evento realizará uma oficina de trabalho de prevenção de desastres de origem hidrogeológica, que tem como objetivo a proposição de projetos e temas de pesquisa relacionados à prevenção de desastres em Niterói.
No sábado (04), às 9h, para concluir a Semana de Proteção e Defesa Civil, será realizado o 6º Seminário de Educação Continuada, voltado aos voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (NUDECs). O seminário será realizado no Cinema do Reserva Cultural e terá como tema “Desafios na Gestão de Risco e Gerenciamento de Desastres”. O evento terá a participação da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Exército, ENEL, Naturgy, Ecoponte, Águas de Niterói, CLIN, e da Administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), com palestras e oficinas voltadas à preparação final dos Voluntários dos NUDECs para o período de chuvas intensas.

O evento será finalizado com a entrega dos certificados aos voluntários formados nos NUDECs que, ao longo desse ano, foram capacitados em ações de Proteção e Defesa Civil.

Advertisement

Continue Reading

Niterói

Niterói é a cidade mais competitiva do Estado do Rio

Segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios mantém a cidade em posição de destaque

Published

on

Niterói se manteve em primeiro lugar entre as cidades do estado do Rio de Janeiro na segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo analisa a capacidade competitiva das 411 cidades com mais de 80 mil habitantes do País. Niterói é o único representante do estado entre os 50 municípios do Brasil que mais priorizam as políticas públicas, atendem as necessidades da população e conseguem gerar um ambiente de negócios favorável.

Niterói se destacou, principalmente, em três pilares, com avanços em relação aos resultados do último ranking. Saneamento (saiu do 12º para ocupar o 8º), Inovação e Dinamismo Econômico (saiu do 36º para ocupar o 20º) e Capital Humano (saiu do 33º para ocupar o 11º). De acordo com o ranking, o município está entre as cidades com os melhores números do País em cobertura de abastecimento de água, cobertura da coleta de resíduos domésticos, cobertura do tratamento de esgoto e destinação do lixo.

“Esse resultado mostra que o trabalho de gestão fiscal desenvolvido em Niterói desde 2013 se reflete em melhor qualidade de vida para os niteroienses. Estamos alinhados com a tendência mundial de prioridade à sustentabilidade, com ações que são referência no país. Não vamos medir esforços para fazer Niterói avançar cada vez mais, com sustentabilidade urbana e justiça social”, afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

De acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP), a definição de competitividade, sob a ótica da gestão pública, diz respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução por parte do poder público, em seus territórios de responsabilidade, na promoção do bem estar social, atendimento às necessidades da população e geração de um ambiente de negócios favorável.

Advertisement

Todas as cidades foram avaliadas a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios: Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Meio Ambiente, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Para conferir todas as informações sobre o estado do Rio de Janeiro no Ranking de Competitividade dos Municípios, acesse: https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/.

Sobre o CLP (Centro de Liderança Pública) – O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.

Continue Reading

Niterói

Inscrição para Concurso de Decoração Natalina em Niterói é prorrogada

Published

on

Para garantir que mais moradores possam participar, e a cidade entre no clima das festas de fim de ano, a Prefeitura  de Niterói prorrogou até o dia 10 de dezembro, as inscrições para o 5º Concurso de Decoração Natalina, que faz  parte do Natal Esperança de 2021. Praças, e parques da cidade já foram iluminados pela administração pública. Agora, a população pode aderir aos festejos natalinos enfeitando fachadas de prédios, casas e estabelecimentos comerciais .

O concurso está sendo organizado pela Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), que pretende espalhar o espírito de  fraternidade, solidariedade e renovação por toda cidade, através das diferentes interpretações dos moradores. O concurso valerá tanto para fachadas de casas e prédios residenciais, quanto de fachadas de estabelecimentos .As inscrições podem ser feitas através do site www.visit.niteroi.br, onde está disponível o regulamento.Uma comissão julgadora fará as visitas em todas fachadas decoradas .

Os vencedores receberão troféus e certificados. Haverá um prêmio “hors concours”. Os quesitos a serem julgados são: análise do espírito natalino; criatividade e originalidade; impacto visual; e iluminação da decoração do imóvel.

Dentre outras coisas  o regulamento prevê que o material empregado na decoração ficará a cargo de cada participante com inteira liberdade de escolha. Será  expressamente vedado o uso de ligações elétricas clandestinas para a decoração, bem como a solicitação ao poder público para utilização de energia elétrica pública. O uso deste tipo de decoração é de inteira responsabilidade do responsável legal de cada estabelecimento inscrito.

Advertisement

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas mediante preenchimento completo e envio da ficha de Inscrição constante no site www.visit.niteroi.br – no banner em destaque denominado: 5º Concurso de Decoração Natalina da Cidade de Niterói. No ato de inscrição o participante deverá anexar à ficha e enviar o mínimo de 03 (três) e o máximo de 10 (dez) fotos do imóvel coloridas e atualizadas em alta resolução.

 A comissão julgadora, designada pela Neltur, escolherá os 5 (cinco) finalistas, divididos em 03 (três) categorias para a segunda fase, que será por voto popular. 2ª fase: Os 5 (cinco) finalistas de cada categoria terão a foto da fachada do seu imóvel postadas no site www.visit.niteroi.br/natalesperanca2021 e ficarão abertas para votação popular, de 14 (quatorze) a 17 (dezessete) de dezembro às 23h59min. O mais votado, na votação popular, de cada categoria será considerado o vencedor do 5º Concurso de Decoração Natalina da Cidade de Niterói.

Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

%d blogueiros gostam disto: