Estado

Governo do Estado inicia obras de acabamento da nova sede do Museu da Imagem e do Som

O Governo do Estado inicia, nesta quarta-feira (08/12), às 11h30, as obras de acabamento da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), na Praia de Copacabana. O governador Cláudio Castro e o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, entregarão aos responsáveis da empresa MPE Engenharia, vencedora da licitação, o documento que autoriza o início das intervenções. A previsão é que as obras terminem até dezembro de 2022.

Para o governador Cláudio Castro, a retomada da obra, seis anos após sua paralisação, é o resgate de uma dívida com a cultura, o turismo e a cidade. A expectativa é que a nova sede do MIS seja um grande indutor de desenvolvimento da região, estimulando o comércio local e gerando novos serviços para a população carioca e os turistas.

– Essa é uma obra icônica, que reverencia a cultura não apenas do Rio de Janeiro, mas do Brasil, com exposições que retratam a nossa história, como o Carnaval, e personagens da arte nacional, como Carmem Miranda. Além disso, o MIS se destaca na arquitetura do bairro de Copacabana por sua beleza e originalidade  – afirmou o governador.

A MPE Engenharia vai realizar intervenções como a instalação de ar-condicionado central e de revestimentos e pisos no auditório e no teatro, além da impermeabilização das áreas abertas.

Refletindo as ondas modernistas criadas pelo paisagista Roberto Burle Max, o novo prédio irá se integrar com a orla. Segundo o secretário Max Lemos, o museu será um equipamento de alta qualidade, mostrando a criatividade dos arquitetos nova-iorquinos responsáveis pelo projeto: Elizabeth Diller, Ricardo Scofídio e Charles Renfro, vencedores do concurso internacional.

– A nova sede do MIS é um marco para o Rio de Janeiro e o Brasil e, por isso, tem recebido toda a atenção do Governo do Estado. As obras de acabamento do prédio permitirão que a população reconquiste aquele espaço, que oferecerá inúmeras atrações – explicou Lemos.

A expectativa dos moradores de Copacabana é grande para a retomada das obras. Segundo o presidente da Sociedade dos Amigos do bairro, Horácio Magalhães, o novo Museu da Imagem e do Som vai reativar a vida cultural do local.

– Estamos ansiosos para que essa obra maravilhosa seja entregue à comunidade e ajude a reativar a vida cultural de Copacabana – disse Magalhães.

Um boulevard cultural vertical

A nova sede do Museu da Imagem e do Som terá oito andares, sendo dois subterrâneos. A ideia é tornar o espaço um grande boulevard cultural vertical. O primeiro piso abrigará uma livraria e um café, de frente para o mar, além de oferecer um mezanino para exposições temporárias.

Os quatro andares seguintes serão para as exposições que contarão a história da cultura brasileira, com o conceito de interatividade presente nos principais museus do mundo. Já o quinto andar terá um restaurante panorâmico, com acesso à cobertura, com um cinema a céu aberto.

No subsolo, o MIS terá uma boate e um auditório, com capacidade para 280 pessoas. No segundo subsolo, ficarão os camarins.

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Leia o QR Codes e tenha a Rádio JN a um clique no seu smartphone Android

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu iPhone

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu smartphone Android

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: