DESTAQUETODO ESPORTE

Flu arranca empate com Argentinos Juniors nas oitavas

Dez jogadores para cada lado, uma lesão assustadora, jogador de linha no gol e um tento salvador de Samuel Xavier, aos 41 minutos do segundo tempo: o roteiro no Estádio Diego Armando Maradona não poderia ter sido melhor para inaugurar as oitavas de final da Libertadores. Fluminense e Argentinos Juniors protagonizaram um empate por 1 a 1 que já nasceu inesquecível.

O lateral-esquerdo Marcelo não pôde testemunhar no campo o gol de empate tricolor, pois foi obrigado a sair mais cedo, expulso e desolado, pela grave lesão que provocou acidentalmente na perna do defensor Luciano Sanchez. Este lance deu início a uma partida diferente dentro dos próprios 90 minutos.

O gol de Gabriel Ávalos havia surpreendido a equipe de Fernando Diniz logo aos 14 minutos do primeiro tempo. Uma jogada de cruzamento em que a bola passou duas vezes na frente do gol de Fábio, e a defesa tricolor apenas olhou até o atacante chutar sem chances para seu goleiro.

Com 42 anos, o camisa 1 não cansa de ser decisivo nesta temporada. Durante a primeira etapa, fez pelo menos mais duas grandes defesas em jogadas cara a cara, com Gondou e Bíttolo, consertando as falhas de companheiros na defesa, e impedindo que o prejuízo fosse irreversível. A equipe da casa subiu a pressão e foi agressiva sempre que pôde.

Por outro lado, as chances do Fluminense não apareceram com naturalidade, nem mesmo em certo momento onde o time conseguiu controlar o ímpeto adversário e colocar a bola no chão. Muitas bolas circuladas e pouca agressividade contra o gol argentino, para uma equipe que todos sabem que pode mais.

Veio o segundo tempo, André apareceu como elemento surpresa na área e teve duas chances claríssimas em sequência, uma chutada na trave e a outra para fora. Instantes depois, Marcelo tentou driblar Sanchez e acabou pisando na perna do argentino. Apesar da falta de intenção, aquela que talvez seja a lesão mais feia dessa edição da Liberta terminou com o lateral punido pelo cartão vermelho, aos 12 minutos.

Se ali o sonho da primeira Libertadores tricolor parecia estar se complicando seriamente, o time conseguiu se segurar e não deixou os argentinos ampliarem o placar. Na marca dos 30, o goleiro adversário Martín Arias tratou de devolver a igualdade numérica ao campo, ao fazer dura falta em Diogo Barbosa. Com 10 contra 10 e nenhuma substituição restante ao Argentinos Juniors, o meia Leonardo Heredia precisou assumir o gol.

Não restava outra estratégia: era preciso testar o goleiro improvisado. Aos 41 minutos, Samuel Xavier assumiu o posto de herói, e pegou de primeira um chute que foi ajeitado de cabeça por Leo Fernández. A bola entrou no ângulo, sem chances para defesa. Nos acréscimos, o uruguaio recém-chegado às Laranjeiras fez outro gol, mas o lance foi anulado por impedimento.

Na próxima terça-feira (8), o Fluminense precisará de uma vitória simples no Maracanã, para se classificar às quartas de final. Um empate leva a decisão para os pênaltis. Antes disso, o time de Diniz recebe o Palmeiras no sábado (5), às 21h, pelo Brasileirão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo