Connect with us

CADERNO N

Festival ‘Sabores Britânicos’ movimenta restaurantes de Teresópolis em outubro

Published

on

Acontece em Teresópolis a 4ª edição do Festival Sabores Britânicos, que vai até o dia 31/10. O evento, produzido pelo Polo Gastronômico de Teresópolis, reúne cerca de 20 restaurantes com pratos criados especialmente para o festival, a preços convidativos, e que estarão em cartaz somente durante o período mencionado.

O evento tem como objetivo contar, através da Gastronomia, um pouco da história de Teresópolis, através de receitas trazidas para a cidade pelas famílias inglesas que influenciaram região.

Os Sabores Britânicos é um evento de grande importância para a cidade, pois conta a história da Gastronomia local a partir das receitas trazidas pelas famílias inglesas que chegaram na região no passado’, conta Elizabeth Mazzi, diretora do Polo Gastronômico de Teresópolis.

Em 2020 o evento aconteceu somente via delivery e, para 2021, de volta presencial, mas mantendo o delivery, foi redesenhado para atender todas as normas sanitárias vigentes exigidas no momento. Distanciamento entre as mesas, capacidade reduzida de atendimento, ventilação permanente nos salões e álcool em gel disponível para os clientes são algumas das medidas adotadas.

Advertisement

Estão entre os participantes o Caldo de Piranha; Donna Tê; Sucre Colore, Padaria Império, Lusitânia, Cremerie Genève, Quintal do Moquém, Manjericão Casa de Pizza, Viva Itália, Maria Torta, Villa St Gallen, Sinhá, Paraiso Agriões, Nine Pizzaria, Hotel Intercity, Bisou Gourmet, Tempero com Arte, Mad Brew, Burrata, Trick’n Treats, Novilho, Varietá, o Hotel Intercity e a Pousada TereParque.

Continue Reading

CADERNO N

Motorhome de 7 m² tem quarto, sala, cozinha, banheiro e lavanderia

Published

on

Apaixonado por viajar, Sergio Barino convidou a arquiteta Lucilla Mesquita (@arqlumesquita) para fazer parte da realização de um sonho: criar uma casa completa sobre rodas, que pudesse acompanhá-lo em suas aventuras em busca de rotas especialmente pensadas para apreciadores de cervejas artesanais.

O desenho da marcenaria, com predominância de faces ripadas, foi um ponto importante que foi realizado com insistência e respeito pelo projeto. A empresa executora, a CVE Chapecó, nunca tinha feito ripados em motorhomes (Foto: Bicubico / Divulgação)

Com aproximadamente 7 m², o motorhome, apesar de pequeno, é bem organizado, com soluções que facilitam o armazenamento. Não há móvel solto no interior do veículo, com exceção da cama da Bier, a cachorra companheira do viajante.

 

O MDF claro e amarelado ditou a paleta de cores do espaço. O piso vinílico acompanha praticamente o mesmo tom e o ripado dá estilo à decoração. Na parte da frente do motorhome, de um lado, os assentos do motorista e do passageiro podem ser virados para o interior do veículo durante uma parada. No meio, uma pequena mesa serve para pequenas refeições ou para trabalhar. Do outro lado, há mais uma opção de assento.

A escolha que norteou o uso de cores e de texturas foi o MDF Carvalho Malva, da Duratex, que predomina na parte interna do motorhome (Foto: Bicubico / Divulgação)

No centro do veículo, há o pequeno banheiro com chuveiro e a cozinha. A bancada da pia foi feita com granito nacional amarelo e as pastilhas seguem a mesma paleta da pedra. Nos fundos, há o quarto com a cama de casal. O motorhome ainda possui uma máquina de lavar roupas no porta-malas.

Na cozinha, há também um frigobar, um fogão e um microondas (Foto: Bicubico / Divulgação)

Durante os nove meses de duração do projeto, as adaptações de infraestrutura foram intensas. Toda a parte hidráulica, gás e elétrica precisaram ser desenvolvidas do zero para atender o banheiro, a cozinha e a iluminação.

Os acessórios, como tapetes e capachos de vinil, foram colocados na entrada e há outro interno, que é posicionado conforme a necessidade (Foto: Bicubico / Divulgação)

“Ele não economizou em recursos técnicos para solucionar a parte hidráulica, gás e elétrica. Ele primou pela máxima autonomia do veículo, até porque em alguns locais não há recursos completos”, conta Lucilla.

As cortinas decorativas são de gaze de linho bege. Todos os bancos são de couro automotivo marrom (Foto: Bicubico / Divulgação)

Foram implementadas cinco novas janelas para permitir a entrada de iluminação e de ventilação natural: sobre a mesa, na porta de correr lateral, no quarto e no banheiro. Os vidros fixos das portas traseiras foram revestidos com adesivo pelo lado externo e, pela parte interna, foram colocadas chapas de MDF para que houvesse melhor conforto ao dormir. Nos vidros frontais, há um trilho no qual corre uma cortina blackout para ajudar no conforto e na privacidade.

O motorhome também possui um toldo para ampliar a área coberta durante as paradas (Foto: Bicubico / Divulgação)

Na porta traseira, foi instalada uma mini lava e seca da Eletrolux desenvolvida especialmente para espaços pequenos (Foto: Bicubico / Divulgação)

Continue Reading

CADERNO N

Pão de Queijo na Chapa com Goiabada Cremosa

Published

on

Ingredientes

  • 1 pacote de pão de queijo lanche sabor amanteigado Qualy
  • 250g de goiabada cascão em cubos
  • ½ xícara de de água
  • 1 pote de requeijão Qualy

Passo a passo

  1. Em uma assadeira untada com margarina, dispor os pães de queijo deixando aproximadamente 3cm de distância entre eles e levar ao forno pré aquecido a 180˚C por 35 minutos, ou até que estejam dourados.
  2. Enquanto isso, em uma panela, dispor a goiabada e a água e levar ao fogo baixo até dissolver completamente e ficar cremosa.
  3. Cortar os pães de queijos assados ao meio e passar uma camada de requeijão em cada metade.
  4. Aquecer bem uma frigideira antiaderente e dispor os pães de queijos com o requeijão virado para baixo.
  5. Grelhar por 5 minutos, ou até que estejam bem dourados.
  6. Cobrir os pães de queijo tostados com a goiabada cremosa e servir.

Continue Reading

BORA VIAJAR

Petrópolis anuncia programação do Natal Imperial: túnel de luz, árvore de 35m e shows são destaque do evento

Evento vai de 2 dezembro até 9 de janeiro com muita música, dança, teatro e atividades esportivas e recreativas. Toda a programação será gratuita

Published

on

Faltando exatos dez dias para a abertura do Natal Imperial e para o acendimento das luzes em Petrópolis, a prefeitura divulgou na manhã desta segunda (22) a programação completa do evento. A volta do Túnel de Luz da rua 16 de março, a montagem de uma árvore de 35m na Praça da Liberdadeshows e a Casa do Papai Noel são só alguns dos destaques da programação, que pode ser vista na íntegra aqui: www.natalimperial.com.br/. Todas as atrações são gratuitas.

Programação intensa com mais de 400 horas de atrações

O Natal Imperial acontece de 2 dezembro até 9 de janeiro em paralelo com a programação do Natal do Sesc, que também promete agitar a cidade.

Até 9 de janeiro, serão 39 dias de evento, com mais de 400 horas de programação. Serão mais de 300 atrações e mil artistas em cena, em 18 locais diferentes, incluindo tanto o Centro quanto outros distritos. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras15 concertos de corais e, ainda, a Caravana Natalina, com músicos que vão percorrer bairros da cidade em cima de um trio elétrico.

Destaques da programação

Entre os destaques da programação deste ano estão os shows do padre Omar Raposo com “Sucessos do Rei” na abertura do evento, além de Danilo Caymmi no dia 4 de dezembro e de Pretinho da Serrinha, no dia 1º de janeiro, abrindo o ano com muita animação. As orquestras de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da Maré e OSB (Octeto de Cordas) também estarão presentes, além de artistas locais, como Gustavo Tibi – participante do The Voice Brasil no ano passado – Tribo de Gonzaga, Banda Sambalanço, entre outros.

Um dos pontos altos da programação será nos dias 22 e 23 com o balé O Quebra-Nozes, apresentado pela CIA BEMO/TMRJ e solistas convidados do balé do Theatro Municipal, no Teatro Mecanizado do Quitandinha. Já no palco da Praça da Liberdade, o Studio DNA apresentará sua criação inédita “Um Natal Espetacular” no dia 9 de janeiro. O Concerto de Natal do Coral Integração (composto da junção de 18 corais da cidade) e a peça teatral Auto de Natal, sucesso em anos anteriores, também estão confirmados.

Iluminação e decoração especiais

O município também confirmou a iluminação das principais ruas do Centro da cidade e uma árvore de Natal com 35 metros de altura na Praça da Liberdade. Também haverá iluminação e decoração especial em Itaipava, na Estrada União e Indústria. No Centro, o Túnel de Luz, que será montado na Rua 16 de Março, também dará um charme ainda mais especial ao Natal Imperial.

Diariamente também haverá o Show do Acendimento, momento em que as luzes da cidade serão acionadas. Será feito por artistas caracterizados, todos os dias, às 18h, na Praça da Liberdade. Nesta edição haverá, ainda, a Casa do Papai Noel, que será montada na Prefeitura – no anexo do Palácio Sérgio Fadel, na Avenida Koeler, onde funciona a Casa dos Conselhos Municipais.

Advertisement

Pelas ruas do Centro Histórico e dos bairros ocorrerá a Caravana Natalina, espetáculo musical itinerante. Já no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Posse acontecem shows com o Coral da Igreja Luterana, no dia 11, e da Lyra Voncantem, no dia 18. Em Nogueira e em Pedro do Rio, a banda marcial Frei Aniceto se apresenta nos dias 5 e 17, respectivamente. O Concerto de Natal dos Corais acontece na Igreja Nossa Senhora de Lourdes no dia 18, em Araras.

Patrocinador e apoio para a realização do evento

O Natal Imperial 2021 é, pela primeira vez, resultado direto da união de esforços entre poder público, iniciativa privada e o terceiro setor. Nesta segunda-feira (22), Prefeitura de Petrópolis, Fecomércio RJ (por meio do Sesc RJ), a Dellarte e a CLARO anunciaram, junto do Governo do Estado, com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), detalhes da parceria inédita para garantir a petropolitanos e turistas momentos mágicos.

O prefeito anunciou que o Natal Imperial terá programação 100% custeada por patrocinador, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio. Além disso, a Fecomércio, por meio do Sesc, também se juntou ao governo municipal, garantindo programação no Parque Municipal, em Itaipava. O Sesc-RJ também vai garantir iluminação e decoração natalina em oito pontos da cidade, incluindo o Sesc Quitandinha, os pórticos do Quitandinha e do Bingen, o Senac Petrópolis, a Praça Dom Pedro, o CEFET e as ruas Teresa e 16 de Março.

Juntos, Natal Imperial e Natal Sesc vão gerar mais 900 empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade.

Advertisement
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

%d blogueiros gostam disto: