Destaque Mundo NOTÍCIAS

Fenômeno da ‘Lua de Sangue’ ocorre neste domingo (15)

Um grande espetáculo da natureza ocorre neste fim de semana: O eclipse da ‘Lua de Sangue’ vem aí!

Na madrugada do domingo, dia 15, para a segunda, dia 16, ocorre o primeiro eclipse lunar total deste ano, também popularmente conhecido como Lua de Sangue.

Páginas da internet transmitirão o fenômeno. No fim desta matéria você confere onde assistir ao vivo e em tempo real!

O que é um eclipse?

Um eclipse ocorre sempre que um planeta ou corpo celeste entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar.

O que causa um eclipse?

O eclipse lunar é causado pelo alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, o que faz com que o satélite entre na zona de sombra do planeta, seja na região de umbra, seja na de penumbra. É importante destacar que o eclipse lunar somente ocorre durante a fase da Lua cheia.

Porque a Lua fica vermelha durante o eclipse?

Mesmo durante um eclipse total, a Lua não desaparece completamente na sombra da Terra, por isso ela assume uma coloração avermelhada ou alaranjada. Por isso também, ela recebe o título de Lua de Sangue. Mais por quê isso acontece?

Isto é a consequência da dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra que desvia apenas certos comprimentos de onda para dentro da região da umbra.

Que horas o eclipse acontece?

A Lua começará a passar pela sombra da Terra às 23h28 do domingo (15) e terminará às 2h55 de segunda-feira (16). Segundo os cálculos estimativos, o período em que ela estará totalmente coberta será de 0h30 à 1h54.

Será possível ver no Brasil?

O fenômeno será visível para quem estiver na América do Norte e do Sul, Europa, África e partes da Ásia. Já para a Nova Zelândia, o leste da Europa e o Oriente Médio, o eclipse será penumbral (quando a Lua passa somente pela penumbra da Terra, de modo que sua cobertura, ainda que total, ela não fica nem escondida, apenas com o brilho mais fraco).

Aqueles que não conseguirem assistir ao evento diretamente, não precisam se preocupar. Várias plataformas na Internet prometem fazer a transmissão do eclipse em tempo real.

ASSISTA AO ECLIPSE LUNAR; LUA DE SANGUE AO VIVO

O canal oficial da Agência Espacial estadunidense, a NASA no YouTube convida “Junte-se aos especialistas da NASA para aprender sobre esse incrível fenômeno natural“, diz um comunicado da agência, afirmando que os espectadores poderão fazer perguntas ao vivo.

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Leia o QR Codes e tenha a Rádio JN a um clique no seu smartphone Android

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu iPhone

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu smartphone Android

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: