BORA VIAJAR CADERNO N

Feira Internacional de Turismo da Amazônia ocorre entre 5 e 8 de maio

Com o tema “Turismo Inteligente: conexões e experiências sustentáveis”

Belém recebe entre os dias 5 e 8 de maio a 10ª edição da ‘Feira Internacional de Turismo da Amazônia’ (FITA),. A programação é gratuita e ocorre na Estação das Docas, em Belém. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento.

A FITA é uma iniciativa estadual que deve reunir mais de 50 expositores de destinos do Pará e da Amazônia brasileira. Haverá também programação técnica com workshops, painéis de debates, cursos de capacitação, palestras-show com convidados de destaque no âmbito nacional e atrações culturais.

O tema deste ano é “Turismo Inteligente: Conexões e Experiências Sustentáveis”, sendo Santarém o município escolhido como ‘destino anfitrião’ deste ano, ou seja, apesar de ocorrer em Belém, o evento vai enfatizar a região e as potencialidades da cidade de Santarém.

De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), o objetivo da FITA 2022 é fomentar o turismo na região e atualizar o público com novas tendências no ramo após a crise provocada pela pandemia.

“O setor de turismo é o que vem se recuperando mais rápido nesse momento de flexibilização da pandemia e a FITA vem pra acelerar esse processo na região, para que empresários e destinos possam se conectar com o seu público, se atualizar com as novas tendências do turismo e poder conduzir essa retomada que é necessária para a economia nesse momento”, explica o secretário de Turismo do Pará, André Dias.

Programação
A Feira começa na próxima quinta-feira (5), com solenidade de abertura às 19h, no Teatro Maria Sylvia Nunes. Na ocasião, haverá apresentações artísticas e culturais. O pavilhão de estandes da Feira já estará em funcionamento.

Já na manhã da sexta-feira (6), começa a programação temática da FITA, às 10h30, com capacitação técnica dos agentes de viagem e profissionais do setor sobre os destinos Belém, Salinas, Santarém e das Rotas Amazônicas Integradas (RAI).

No período da tarde serão realizados dois painéis temáticos de discussão, a partir das 14h: “Cidades Criativas”, com a participação de Virgínia Casado (Unesco), Leandro Lima (Cidade Criativa Salvador) e Lélio Costa (presidente da Codem). Em seguida, haverá o painel “Destinos Inteligentes” com Nicole Facuri (MTur), Gonzalo La Rosa (Ciudades del Futuro) e o consultor internacional Ítalo Mendes.

A programação da sexta encerra com a palestra-show da chef paulistana Bel Coelho e Mariella Lazaretti, da “Prazeres da Mesa”, de São Paulo, com a participação do chef santareno Saulo Jennings e ainda Georges Schnyder, diretor executivo do “Mundo Mesa”.

A atração cultural da noite fica por conta da banda Xeiro Verde e apresentação dos Mestres do Carimbó e Suraras do Tapajós, com a presença dos mestres Chico Malta, Hermes Caldeira, Silvan Galvão, Paulinho Barreto e Osmarino Kumaruara.

No sábado (7), as capacitações técnicas serão pela manhã, sobre Parauapebas, Altamira e o Posto de Informações Turísticas (PIT) com o turismólogo e mestre Cleber Gomes. Já à tarde, o painel “Startups de Turismo” reúne os empreendedores Leandro Almeida (Even3), Marian Koshiba (Instaviagem) e Jucelha Carvalho (Smarttour).

Em seguida, serão debatidas as “Novas Tendências do Turismo” com mediação da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV) e a participação de Marcelo Xavier (Flytour), César Nunes (Atrio) e Lucas Frade (Azul).

A palestra-show será com a influencer Thaynara OG, com o tema “10 segundos que mudaram uma história”. Thaynara conta um pouco da própria história e de como a vida mudou por causa da Internet. Ela faz uma conexão entre o seu trabalho e o turismo, e como mobilizou um evento em prol da cultura e da solidariedade, conquistando o Selo da Unicef.

A noite, haverá apresentação da cantora Liège e osartistas da região tapajônica Priscila Castro e Cristina Caetano.

Na manhã de domingo (8)haverá capacitações dos municípios de Marabá e Redenção em parceria do Instituto Federal do Pará (IFPA) e a companhia Vale.

Pela tarde, o especialista e consultor Thiago Akira apresenta o painel sobre “Marketing Digital”, enquanto o painel “Criação de Conteúdo” é tema de debate para os canais “Visite o Pará”, “Bora de Trip” e “Casal Viver no Mundo”.

A palestra-show do último dia da FITA 2022 será feita pelo jornalista Chico José, que tem mais de 40 anos de carreira e dezenas de edições do Globo Repórter, sendo 12 delas somente na Amazônia. Ele vai falar sobre “Comunicação e Turismo”.

A programação cultural do domingo encerra com show de Felipe Cordeiro.

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Leia o QR Codes e tenha a Rádio JN a um clique no seu smartphone Android

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu iPhone

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu smartphone Android

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: