Evangelho do dia 31/10

31 de Outubro de 2023
Lucas 13, 18-21
“Jesus disse ainda: “A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante ao grão de mostarda que um homem tomou a semear na sua horta, e que cresceu até se fazer uma grande planta e as aves do céu vieram fazer ninhos nos seus ramos.” Disse ainda: “A que direi que é semelhante o Reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha e toda a massa ficou levedada.”
Meditando a Palavra:
“O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que lançado à terra, brota, cresce e tornar-se uma grande árvore.”
O evangelho de hoje nos ensina que o Reino de Deus, fundado por Jesus, é o Reino que cresce. Começo pequenino e não para de crescer.
Vejamos Jo 12, 24: “Se o grão de trigo que cai na terra não morrer permanecerá só, mas se morrer produzirá muito fruto.”
O Reino de Deus inaugurado por Jesus e selado por sua paixão, morte e ressurreição, tem uma força própria que por si mesmo vence todos os obstáculos. A parábola do grão de mostarda e do fermento quer passar para nós uma lição de humildade e esperança.
O Reino é de Deus e o que Deus pede é a nossa colaboração. Não, não podemos dispensar a graça de Deus ou seja a força que faz o Reino crescer dia após dia. Conservar a simplicidade, o entusiasmo e a autenticidade do início é o que é pedido à comunidade cristã. Não podemos por nosso esforço mudar o querer de Deus.
O reino de Deus canta o desejo de Deus que deve se expressar no nosso acolhimento e encaminhamento de sua vontade. “Morrer para produzir fruto”. Se perder na massa para que toda massa fique levedada e assim todos tenham o pão que alimenta a vida.
Fica conosco Senhor, e dá-nos trabalhar no teu reino que também é nosso, fazendo o que é do teu agrado. Que a simplicidade do início não seja obscurecida pelas dificuldades do tempo e preocupações com a vida.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém