EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 31/08

31 de Agosto de 2023

Mateus 24, 42-51       

“Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor. Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso estai também vós preparados porque o Filho do homem virá numa hora em que menos pensardes. Quem é pois o servo fiel e prudente que o Senhor constituiu sobre os de sua família, para dar-lhes alimento no tempo oportuno?  Bem aventurado aquele servo a quem seu senhor, na sua volta, encontrar procedendo assim!  Em verdade vos digo: ele o estabelecerá sobre todos os seus bens. Mas, se é um mau servo que imagina consigo: “Meu senhor tarda a vir”, e se põe a bater em seus companheiros e a comer e beber com os ébrios, o senhor desse servo virá no dia em que ele não o espera e na hora em que ele não sabe, e o despedirá e o mandará ao destino dos hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.”

Meditando a Palavra:

“Ficai preparados porque o Filho do homem virá num dia que não pensais.”

O evangelho de hoje nos ensina que é necessário vigiar porque a hora é incerta. Segundo Mateus, o servo fiel e prudente que o senhor constituiu sobre a criadagem não é apenas o chefe sem mais, mas todos aqueles que na comunidade eclesial /Igreja têm especiais encargos de serviço, como os apóstolos e os bispos em geral, são todos servos de Deus e dos irmãos. Vejamos 1 Cor 4,1: “Considerem-nos os homens como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus.”

Na carta de Pedro 4,10 temos: “Todos vós, conforme o Dom que cada um recebeu, consagrai-vos ao serviço uns dos outros, como despenseiros da multiforme graça de Deus.”

O tema da vigilância ou “ficai preparados” quer mostrar para todos, sem distinção, que tem encargo de serviço na Igreja, que o Senhor virá e não perdoará quem fez mau uso do ofício de administrador dos mistérios de Deus.

Ai do servo que se mostrar despótico/tirano, pois o  Cristo, pastor dos pastores lhes dará conforme o que praticou.

Senhor, queremos estar no teu serviço, servindo bem aos irmãos. Desperta no coração de quem está no teu serviço o espírito de vigilância e docilidade às tuas exigências, afim de que todos tenham o alimento no tempo certo e segundo a medida do teu coração.

 Abençoa senhor, a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo