EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 31/07

31 de Julho de 2023

Mateus 13,31-35   

“Em seguida propôs-lhe outra parábola: “O Reino dos céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo. É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vem aninhar-se em seus ramos.”

Disse-lhes por fim, esta outra parábola: “ O Reino dos céus é comparado ao  fermento que a mulher toma e mistura em três medidas de farinha e que faz fermentar toda a massa.”

Tudo isto disse Jesus à multidão em forma de parábola. De outro modo não lhe falava, para que se cumprisse a profecia: Abrirei a boca para ensinar em parábolas, revelarei coisas ocultas desde a criação.”

Meditando a Palavra

“O Reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. Embora seja o menor de todas as sementes, quando cresce se torna maior do que qualquer hortaliça.”

O evangelho de hoje nos ensina que o reino dos céus tem um começo modesto, mas um grande desenvolvimento. Neste ensino de Jesus temos o contraste da pequenez da semente e a árvore que dela deriva.  A essa modesta árvore confluirão, correrão, todos os povos – pássaros.

Vejamos Ez 17,22s: “Eis o que diz o Senhor: Pegarei eu mesmo da copa do grande cedro, dos cimos de seus galhos cortarei um ramo, eu o plantarei no alto da montanha. Eu o plantarei na alta montanha de Israel, ele estenderá seus galhos e dará fruto; tornar-se-á um cedro magnífico, onde aninharão aves de toda espécie, instaladas à sombra de sua ramagem.”  A parábola do grão de mostarda e a do fermento mostram para nós a força oculta de Deus em ação na obra de Jesus e nossa também. A modéstia do início ressalta amais adiante a força e o poder daquele que é o Senhor de todas as coisas.

Também as parábolas querem revelar um Deus humilde dentro da história dos homens.

Não se concebe mais um Deus triunfador, como no AT. Esta visão de Deus derruba uma ideia do Messias, segundo a concepção de uma ideologia triunfalista. O dinamismo, a força, do reino é para nós a graça de Deus presente e operante na nossa vida pessoal e comunitária.

Senhor queremos superar tudo que nega o Reino que fala de crescimento e transformação. Ajuda-nos Senhor, a ver com fé confiante os sinais do Reino no meio de nós. Livra-nos da tentação de querer sufocar ou matar o que é teu. Fica conosco, Senhor e abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo